No último sábado, 06/04, o Conselho Arquidiocesano de Pastoral reuniu-se na Cúria Metropolitana para refletir sobre a o Plano Arquidiocesano de Pastoral. Na abertura do encontro, dom Fernando motivou os participantes sobre a importância da articulação das comissões de pastoral nas paróquias e comunidades. De acordo com o metropolita, nas visitas pastorais realizadas se constatou a falta da instalação das pastorais em algumas das paróquias visitadas. Tal situação interfere na visão de conjunto e pode gerar um descompasso entre as atividades desenvolvidas nas paróquias e nos vicariatos.
A reunião contou com uma formação ministrada pelo prof. Aderson Viana, que apresentou aos presidentes das comissões a ferramenta de planejamento estratégico denominada “análise de SWOT”. Segundo o prof. Aderson, com esta ferramenta é possível qualificar a pastoral de conjunto na Arquidiocese, a partir da análise dos pontos fortes, dos pontos fracos, das oportunidades e das ameaças identificadas no fazer cotidiano. “Na elaboração do nosso Plano de Pastoral o desafio é analisar o trabalho realizado pelas diversas comissões nos três âmbitos: arquidiocesano, vicarial e paroquial.” Na prática, o resultado desta análise poderá contribuir no estabelecimento dos objetivos estratégicos, metas, medidas e iniciativas que serão usadas no Plano de Pastoral e nos planejamentos pastorais. “Uma força interna pode nos motivar a investir em uma nova ação pastoral (oportunidade externa)”, exemplificou o professor Aderson.
O padre Josenildo Tavares, da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, falou sobre a ressonância do encontro com as Comissões. Vivian Santana, da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Ação Social Transformadora (Pastorais Sociais), detalhou a realização do curso de Cidadania e Políticas Públicas, que se encontra com as inscrições abertas e cujas aulas iniciam em maio, nos vicariatos. O Conselho Arquidiocesano de Pastoral é formado pelos presidentes de todos os conselhos e das comissões da Arquidiocese de Olinda e Recife.
(Pascom AOR).