Na noite da quarta-feira, 27/03, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio da Silva, representou o arcebispo dom Fernando Saburido em reunião solene na Câmara dos Vereadores do Recife. O tema da sessão, proposta pelo vereador Aerto Luna, foi a Campanha da Fraternidade 2019: Fraternidade e Políticas Públicas. Compareceram à reunião solene o vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Luciano José Rodrigues Brito, as irmãs Medianeiras da Paz, representando o Ismep (Instituto das Medianeiras da Paz), a dirigente da ONG Turma do Flau, irmã Aurieta Xenofonte, o presidente da Comissão de Animação Bíblica da Arquidiocese, Adelson Sobral, a coordenadora da Comissão do Laicato da Arquidiocese, Graça Amorim, Antônio Carlos Maranhão, presidente da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese, seminaristas da Arquidiocese e membros de comunidades e movimentos católicos.
O presidente da Câmara dos Vereadores, Eduardo Marques, recebeu o bispo auxiliar, dom Limacêdo. O vereador Aerto Luna saudou aos presentes com um breve discurso e sugeriu que o legislativo deve caminhar de mãos dadas com o povo, especialmente os excluídos: “Política Pública é uma forma de buscar a maior participação popular na criação de soluções”.
O sanfoneiro Dudu do Acordeon e o seminarista Alex Cabral apresentaram o Hino da Campanha da Fraternidade 2019, envolvendo o público.
Em seu discurso na Casa de José Mariano, dom Limacêdo exaltou os excluídos: “São João Crisóstomo nos ensina que diante de um pobre devemos ver um altar”. O bispo auxiliar destacou que o tema adotado pela Campanha da Fraternidade 2019 é oportuno para cuidar dos mais vulneráveis, consiste em verdadeiro chamado para construir o Reino de Deus. Segundo ele evidenciou, a Quaresma é um tempo propício à conversão e falar sobre Políticas Públicas significa falar de respeito, de envolvimento, comprometer-se com o bem comum. Em seguida, dom Limacêdo apresentou slides com fotos de eventos, campanhas e iniciativas da Arquidiocese de Olinda e Recife que contribuem para a adoção de Políticas Públicas que buscam alertar e envolver a sociedade: caminhada Sim à Vida; visitas pastorais aos presídios; visitas aos aterros sanitários e cooperativas de material reciclável; construção da Fazenda da Esperança de Jaboatão, dentre outros.
(Pascom AOR)