Arquidiocese divulga organização da Comissão de Apoio ao Edifício Holiday

A Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife, representada por seu presidente, Antônio Carlos Maranhão, informa o andamento da reunião que ocorreu no dia 26/03, para organizar as atividades da Comissão de Apoio ao Edifício Holiday. Participaram da reunião da Comissão de Apoio ao Edifício Holiday 29 pessoas. De acordo com a ata de assinaturas do encontro, as seguintes instituições e pessoas compareceram: síndico do edifício Holiday, condômino do edifício Holiday, eletrotécnico voluntário, Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda  e Recife, pároco da paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Boa Viagem), Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva), Comissão de Direitos Humanos (OAB/PE), Comissão de Direitos Humanos (Alepe / Juntas), Câmara Municipal do Recife (suprapartidária), advogadas voluntárias, administradores voluntários, engenheiros civis voluntários e arquitetas voluntárias.

Na reunião, três comissões foram formadas, ficando assim distribuídas:

1-Comissão técnica

    Objetivo: apresentar os projetos e orçamentos necessários à realização das obras necessárias à restauração da habitabilidade do edifício Holiday.

        São etapas do trabalho:

         * Recuperar as plantas existentes  (arquitetura, elétrica, hidráulica, combate a incêndio…) ou executá-las a partir do levantamento no local

         * Obter da empresa ATE Elevadores, que faz a manutenção dos elevadores do condomínio, laudo técnico sobre a situação dos mesmos e orçamento para pô-los em condições de funcionamento (um de cada vez);

         *Fazer o levantamento, andar por andar, do edifício, das intervenções necessárias ( estruturais, elétricas, hidráulicas, águas pluviais, revestimento e fachada);

         * Apresentar as hipóteses de solução para os problemas detectados;

         * Discutir com os órgãos competentes (Bombeiros , Defesa Civil, Celpe) o que seria o mínimo a atender para o HABITE-SE.

         * A partir dessas definições, elaborar os projetos e orçamentos necessários.

  COMPOSIÇÃO:
Maria Clara – Arquiteta voluntária
Alice – Arquiteta voluntária
Sérgio – engenheiro voluntário
Lupércio- engenheiro voluntário / coordenador desta comissão
Washington – eletricista voluntário
Rufino Neto – síndico
Fernando – condômino
Luís Neves –  arquiteto,Sinaenco
Abel- engenheiro, Sinaenco

Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese

2- Comissão de Identificação e Regularização de Propriedade

    Objetivo: Elaborar, em articulação com o Juiz Luiz Rocha, a Prefeitura e o Condomínio  a relação de moradores atingidos pela ordem de desocupação e suas relações de posse e propriedade com os imóveis que ocupavam, e  estudar as medidas necessárias à regularização de propriedade;

COMPOSIÇÃO:
Maísa – advogada
Manuela – advogada
Samuel Salazar – vereador, advogado, coordenador dessa Comissão.
Roberto Dantas – Assessora parlamentar das “Juntas”
Izabelle Garrido – OAB/PE

Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese

3- Comissão de estudos de financiamento para as obras necessárias e sustentabilidade do condomínio

     Objetivo: Estudar, à luz da legislação e programas habitacionais existentes, ou através da criação de novos dispositivos legais que permitam financiamentos públicos para a recuperação de moradias populares, as possibilidades de financiamento para as obras necessárias.

Além disso, e como o projeto original do Holiday era de um edifício misto, residencial e comercial, buscar alternativas de aproveitamento das áreas comerciais para dar sustentabilidade ao condomínio provendo os recursos necessários à sua manutenção.
 COMPOSIÇÃO:
Alice – Arquiteta voluntária
Maria Clara – Arquiteta voluntária
Aerto Luna – vereador, membro da Comissão Pluripartidária  formada na Câmara dos Vereadores (CV) para o Holiday, coordenador dessa comissão.
João da Costa – vereador, membro da Comissão Pluripartidária  formada na CV para o Holiday
Roberto Dantas – advogado, Assessor parlamentar das “Juntas”/Alepe
Christiano Leite – administrador voluntário

Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese

4- Comissão de Comunicação – Wesley Estévão

     Objetivo: Manter a sociedade informada a respeito do andamento da questão Holiday.

     COMPOSIÇÃO:

      Genilza Coimbra

      Wesley Estévão
Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese, coordenadora, que sempre que possível,  utilizará a PASCOM da Arquidiocese.

5- Deliberações Gerais:

    *  Ficou aprovado o apoio à iniciativa da Arquidiocese de solicitar a Desinterdição do espaço onde funciona a capela, fazendo um acesso independente e exclusivo para esse espaço.

     * Ficou acordado que as reuniões conjuntas serão semanais, sempre às terças feiras, às 17 horas, no auditório da Cúria, nos Manguinhos.

Para dar às Comissões o tempo necessário para se instalarem e trazerem as primeiras ideias e propostas concretas para o plenário, decidiu-se que a próxima reunião plenária será na terça feira , dia 9 de abril de 2019, 17h, no auditório da Cúria.

     * Os coordenadores das Comissões devem instalá-las imediatamente para que tenhamos no dia 9 de abril, resultados concretos dos estudos e ações realizadas por cada uma delas.

     * Para assegurar a eficácia das ações, solicita-se a todos que RESERVEM as tardes das terças feiras, a partir das 17 horas, para as reuniões plenárias da Comissão.

Próxima reunião da Comissão de apoio ao Edifício Holiday: 09/04
Local: Cúria Metropolitana (Av. Rui Barbosa, 409, Graças, Recife)
Horário: 17h.

(Pascom da Arquidiocese)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo