A Arquidiocese de Maceió realizou na noite da última quarta-feira (20), a solenidade do Troféu do Centenário e o lançamento do Selo dos Correios alusivo aos 100 anos da Igreja Particular. A cerimônia foi realizada no histórico Teatro Deodoro, no Centro da Capital.
A solenidade foi comandada por Pe. Rodrigo Rios e Ir. Joelma Pinto da Silva, do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. No início do evento, o Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes discursou sobre o caráter da premiação, que foi realizada para homenagear instituições e personalidades alagoanas que colaboraram com a arquidiocese pré-centenária.
“Nós fizemos questão de prestar uma homenagem a todos os presentes, suas famílias, os padres e suas paróquias. Todos vocês são a razão de ser neste momento de estarmos aqui. Nós queremos dizer a vocês de todos os segmentos e instituições do Estado de Alagoas que recebam essa homenagem singela e simples”, disse o metropolita.
SELO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO
A arquidiocese apresentou junto com a Empresa de Correios e Telégrafos, o Selo do Centenário, desenvolvido Pastoral da Comunicação (Pascom) Arquidiocesana e confeccionado pelos Correios.
O Gerente de Operações dos Correios em Alagoas, Francisco Júnior, disse que o selo em parceria com a Arquidiocese de Maceió tem grande importância para a trajetória da empresa estatal.
“Os selos possuem uma importância significativa. É uma peça oficial dessas comemorações e poderá percorrer todo o país em documentos oficiais da Igreja de Maceió. Podemos dizer que este centenário deixa sua marca em nossa trajetória postal”, ressaltou.
APRESENTAÇÕES CULTURAIS
Durante todo o evento, as apresentações culturais tiveram destaque. Como atração principal, o Prêmio do Centenário contou com a exibição da cantora Ana Costa, que cantou diversas músicas populares e religiosas, além da apresentação de um Auto do Centenário contaram os 100 anos de nossa Arquidiocese, encenado pela Comunidade Divina Revelação e a Paróquia São Miguel Arcanjo.
TROFÉU DO CENTENÁRIO
Ao final das apresentações, deu-se início a entrega do Prêmio do Centenário. Ao todo, foram 109 troféus foram entregues em cinco categorias; confira abaixo os premiados: Igreja Missionária Pe. Francisco Geraedts, Igreja Samaritana Pe. Pinho, Igreja Orante Pe. João Berchmans, Igreja Educadora Cônego Teófanes Augusto de Barros e Igreja Comunicadora Pe. Eduardo Tadeu.
No encerramento da cerimônia, Dom Antônio Muniz anunciou que, juntamente com a Congregação dos Padres Dehonianos – que retornaram sua caminhada de fé na Arquidiocese de Maceió – irá encaminhar ao Papa Francisco o processo de canonização e beatificação do Padre Francisco Geraedts junto à Santa Sé. Além disso, também será solicitado junto ao Santo Padre a transformação da Catedral Metropolitana em Basílica Menor.
O metropolita disse ainda que os restos mortais do Monsenhor Berchmans será exumado e transladado ao Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, no bairro de Mangabeiras, bem como os de Padre Eduardo Tadeu, que descansarão na Paróquia São Francisco, no bairro de Santos Dumont.
Por fim, Dom Antônio anunciou ainda que o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Maceió será reinaugurado
Fillipe Lima / Pascom Arquidiocese