Uma foto na frente do convento carmelita de Nossa Senhora Peregrina, em Camocim de São Félix, marcou o encerramento do retiro espiritual do clero, nesta quinta-feira (14/03). Foram 75 os participantes da primeira turma do retiro. Eles refletiram o tema “Ai de mim se eu não evangelizar” (I Cor 9,16), assessorados pelo bispo da diocese cearense de Limoeiro do Norte (CE), dom André Vital Félix da Silva.
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participou da primeira turma do retiro, de 11 a 14 de março. Outras duas turmas farão o retiro no convento nas próximas semanas. O bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Limacêdo Antonio, participa da segunda turma junto com outros sacerdotes, de 18 a 21 de março; e o padre Josenildo Tavares, responsável pelo Diaconato na Arquidiocese, acompanha os diáconos na terceira turma, de 25 a 28 de março.
“É uma verdadeira graça de Deus podermos, anualmente, em obediência àquilo que a Igreja determina, realizar o retiro do clero”, afirmou o arcebispo, dom Fernando Saburido. “O convento nos acolhe muito bem, num ambiente favorável à oração, e aqui nos restauramos espiritualmente, procurando meditar sobre nossa vida cristã, de consagrados, nos fortalecendo para a missão sacerdotal, especialmente neste período tão bonito e importante da Igreja que é a Quaresma, em preparação para a Páscoa do Senhor”, disse.
O pároco de Santa Maria Mãe de Deus, padre Antônio Diego, participou do retiro e disse que a forma como tem sido organizado nos últimos anos, dividido em pequenos grupos de participantes, propicia um maior aproveitamento do tempo e do conteúdo de reflexão, sem dispersões como ocorrem em grandes grupos. “Foram três dias excelentes para rever a nossa caminhada na missão”, disse o padre. “Dom André Vital é um excelente pregador, um bispo muito preparado e inteligente”, comentou.
A programação do retiro do clero inclui momentos de meditação da Palavra, celebrações eucarísticas, estudo do tema e adoração do Santíssimo Sacramento.
Pascom AOR