Na próxima quinta-feira (14), a Diocese de Campina Grande abrirá oficialmente a Campanha da Fraternidade 2019. O lançamento em nível diocesano acontece na Fazenda do Sol, situada no distrito de Santa Teresinha, após o posto da Polícia Rodoviária Federal, BR 230 – Km 143,5.
Além dos padres, diáconos, seminaristas, representantes de comunidades, membros de pastorais, movimentos e serviços paroquiais, foram convocados os prefeitos e vereadores dos 61 municípios que compõem a Diocese de Campina Grande, bem como, desembargadores, juízes e promotores.
A Campanha da Fraternidade 2019, cujo tema tema é “Fraternidade e Políticas Públicas, e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), tem como objetivo geral estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.
Os objetivos específicos deste ano são:
- Conhecer como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro;
- Exigir a ética na formulação e concretização das políticas públicas;
- Despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de políticas públicas em âmbito Nacional, Estadual e Municipal;
- Propor políticas públicas que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis;
- Trabalhar para que as políticas públicas eficazes de governo se consolidem como políticas de Estado;
- Promover a formação política dos membros de nossa Igreja, especialmente dos jovens, em vista do exercício da cidadania;
- Suscitar cristãos católicos comprometidos na política como testemunho concreto da fé.
Além de refletir o tema proposto a cada ano, como gesto concreto, a Campanha da Fraternidade realiza a Coleta Nacional da Solidariedade com a qual os fiéis demonstram seu comprometimento com a evangelização e a promoção da dignidade dos pobres e oprimidos. A data acontece anualmente no Domingo de Ramos, em todo país. Neste ano a coleta será no dia 14 de abril.