O anfiteatro do Santuário Memorial do Padre Ibiapina, em Santa Fé, na Diocese de Guarabira (PB), recebeu milhares de fiéis na noite desta sexta-feira (08/03) para participar da celebração eucarística de lançamento da Campanha da Fraternidade 2019, em nível de Regional NE2 da CNBB. Reunidos desde o dia anterior para o Conselho Episcopal Regional (CONSER), os bispos que compõem as 21 arquidioceses e dioceses do Regional participaram da celebração, que foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que é também presidente do Regional.
Segundo o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio, os dias na Diocese de Guarabira foram de muitas atividades, entre reuniões do CONSER e o lançamento da Campanha da Fraternidade 2019, com palestras e celebrações eucarísticas. “No CONSER, em Bananeiras, refletimos vários assuntos de interesse do Regional NE2, e em Santa Fé tivemos a oportunidade de visitar o belo convento das carmelitas antes de participarmos de uma palestra sobre a Campanha da Fraternidade 2019, proferida pelo bispo de Garanhuns, dom Paulo Jackson, que é o bispo referencial para a Campanha”, explicou. A palestra contou com a participação dos bispos e de agentes de pastorais, além do cantor e compositor Zé Vicente.
Cearense de Sobral, o padre José Antônio Maria Ibiapina faleceu em 1883. Um processo para sua beatificação e canonização correu na Diocese de Guarabira até 2016, quando foi encerrado e enviado a Roma para prosseguimento. Muito conhecido no Nordeste brasileiro, o Servo de Deus fundou casas de caridade que recolhiam meninas abandonadas. Antes da celebração de lançamento da CF, os bispos puderam rezar diante do túmulo do Padre Ibiapina e conhecer outros espaços do Santuário. “A missa celebrada no chão do Padre Ibiapina, homem que trabalhou as políticas públicas para e com o seu povo, foi um sopro de inspiração para todos”, comentou dom Limacêdo.
Ao final da celebração no Santuário, dom Aldemiro Sena, bispo anfitrião de Guarabira, agradeceu a presença de todos e conclamou o envolvimento das forças vivas da Igreja na divulgação e vivência da CF 2019.
Pascom AOR