O Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, presidiu o Rito de Imposição das Mãos e a Oração Consecratória na Ordenação Sacerdotal de seis novos padres da Arquidiocese de Maceió. A celebração ocorreu nessa sexta-feira (25), na Catedral Metropolitana, no bairro do Centro.
Os – agora neosacerdotes – Adriano Viera da Silva, André de Queiroz Albuquerque, Jan Carlos da Costa Rocha, José Aparecido dos Santos, José Ronaldo dos Santos e José Daniel receberam a ordenação mediante a uma multidão de fiéis que compareceram à Igreja Mãe de nossa Arquidiocese.
Durante a celebração, após a Liturgia da Palavra, Dom Antônio Muniz recebeu os – ainda diáconos – ao altar, onde se apresentaram ao Arcebispo para a realização do Rito de Imposição das Mãos
“Com o auxílio de Deus e Jesus Cristo, Nosso Senhor, escolhemos esses nossos irmãos para a Ordem do Presbiterado”, disse Dom Antônio Muniz.
Em seguida, o presidente da celebração seguiu a celebração. Em sua homilia direcionada aos seis ordenados, Dom Antônio Muniz, falou sobre a vida de oração, que deve ser constante durante o ministério presbiteral.
“Eu peço a sinceridade daqueles que concordam e dos que não concordam. Daqueles que apresentam pontos positivos e também negativos. É preciso coragem! A vida sacerdotal que vocês irão descobrir, ela precisa da Graça de Deus e vida de oração. Nós precisamos de padres santos. É só isso que nós precisamos”, aconselhou Dom Antônio.
O Arcebispo de Maceió ressaltou a alegria da ordenação dos novos seis padres e destacou também o espírito de unidade que a Arquidiocese de Maceió tem vivido às vésperas do centenário.
“A chuva de bênçãos que Deus está derramando em nossa centenária arquidiocese. Estamos juntos dentro de um espírito de preparação e vocês foram escolhidos mediante ao compromisso de celebrar em apenas um local em unidade esse momento de fé”, disse.
Após a homilia, Dom Antônio convocou os novos sacerdotes, que realizaram o juramento de obediência ao arcebispo e aos seus sucessores. Prosseguindo com o rito, os ordenados prostraram-se diante do líder da Igreja, para que fosse rezada a Ladainha de Todos os Santos.
Após as preces, sob a autoridade dada pelo Magistério da Igreja de Cristo a Dom Antônio Muniz, os seis diáconos foram, então, foram ordenados presbíteros e receberam as vestes de sacerdotes. O rito seguiu a unção das mãos dos novos sacerdotes. “Nosso Senhor Jesus Cristo, a Quem o Pai ungiu com o Espírito Santo, e revestiu de poder, te guarde para a santificação do Povo fiel e para oferecer a Deus o santo Sacrifício!”.
Logo após serem ordenados oficialmente presbíteros, os novos padres receberam o Corpo de o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo das mãos do Arcebispo e foram acolhidos pelos outros sacerdotes da Arquidiocese de Maceió.
Durante a liturgia Eucarística, Dom Antônio Muniz consagrou a Eucaristia com o auxílio dos novos sacerdotes. No fim da celebração, o padre André de Queiroz Albuquerque discursou em nome dos ordenados e, em seguida, os presbíteros foram acolhidos pelo povo presente na Catedral.
Primeiras missas
A Arquidiocese de Maceió também anunciou os locais e horários das duas primeiras Santas Missas presididas pelos novos padres, confira abaixo.
Por Fillipe Lima / Pascom Arquidiocese de Maceió