A cerimônia do dia 26 será realizada às 19h30 na, então, capela Jesus Redentor, em Maranguape 2. Mas será antecedida pela carreata com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, que sairá às 18h da igreja matriz de Santa Isabel Rainha de Portugal. Com a chegada ao Núcleo Comunitário de Maranguape 2, os fiéis seguirão em procissão até o templo. Durante a cerimônia, a capela será elevada à condição de igreja matriz tendo como padroeira Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes.
No dia seguinte, o domingo, 27/01, às 17h, o arcebispo criará a paróquia Santa Isabel Rainha de Portugal, no centro de Paulista. Na ocasião, além da posse de padre Adriano, será feito o anúncio oficial do tombamento da igreja matriz pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC). Desde o dia 20/12/18, o templo passou a integrar “o conjunto de igrejas classificadas como Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco, não podendo mais sofrer nenhuma alteração que comprometa a obra original.”
A paróquia Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes foi fundada em Maranguape 2, mais precisamente na Reserva Ecológica da Mata do Janga. Por conta de um incêndio que atingiu a igreja e casa paroquial, a sede passou a ser na igreja matriz de Santa Isabel, localizada no centro do município. A transferência de sede para o local de origem é um fato inédito na história da Arquidiocese de Olinda e Recife. A ‘volta para casa’ ocorre 60 anos após a mudança de endereço.
DECISÃO – A mudança foi decidida em reunião do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Olinda e Recife, em 14/08/18. Os padres Adriano Chagas e Charles Araújo apresentaram o projeto de criação da paróquia Jesus Redentor, em Maranguape 2. Após a explanação foi decidida por dom Fernando Saburido, a criação da paróquia Santa Isabel Rainha de Portugal, no centro do Paulista, e a transferência da sede da paróquia Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes. Na ocasião, padre Adriano renunciou ao ofício de pároco e ficou determinado que assumiria a paróquia nascente.
Transferência de sede da paróquia Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes – Após 368 anos de sua criação, a paróquia Nossa Senhora dos Prazeres volta a ser sediada em Maranguape 2. O fato acontece em um ano significativo para a comunidade católica e para o município do Paulista. Em 2019, a devoção à padroeira da cidade do Paulista completará 400 anos. No ano de 1619 foi criada a Vigararia sufragânea da Diocese de São Salvador da Bahia, de acordo com primeiro Livro de Tombo da paróquia. O primeiro vigário foi dom Manuel Rodrigues Neto. O sacerdote foi nomeado para o ofício por Dom João V. A criação da paróquia ocorreu em 1681. A veneração a Nossa Senhora dos Prazeres ou Nossa Senhora das Alegrias teve início em Portugal no século 16, quando houve uma aparição milagrosa da santa durante uma terrível peste que dizimava a população de Lisboa. A paróquia passará a ser formada pelas comunidades de Maranguape 2 (sede da paróquia), Engenho Maranguape, Alameda, Jaguarana e Riacho de Prata 2 e terá como novo pároco o padre Charles Araújo.
Criação da Paróquia Santa Isabel Rainha de Portugal – Quem passa pelo centro do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, fica encantado pela imponência da matriz de Santa Isabel. O templo foi erguido pela família Lundgren, entre os anos de 1946 e 1950, em homenagem à matriarca da família, Elizabeth Lundgren. O templo foi dedicado a Santa Isabel – Rainha de Portugal.
A pedra fundamental da igreja foi lançada em 13 de janeiro de 1946, com a presença do arcebispo dom Miguel de Lima Valverde em visita pastoral à paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, que abrangia toda a freguesia do Paulista e incluía Abreu e Lima. A inauguração foi em 29 de junho de 1950, com procissão e missa concelebrada pelo bispo arquidiocesano. A igreja é um dos principais cartões postais da cidade. Nela está sepultado o crânio do padre João Carlos Ribeiro de Melo Montenegro, um dos heróis da Revolução Pernambucana.
A Paróquia Santa Isabel será constituída pelas comunidades: Paulista Centro (sede da paróquia), Nobre, Maranguape 1, Jardim Maranguape e Jaguaribe e o padre Adriano Chagas será seu primeiro pároco.
(Informações e fotos: Pascom paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres/Renata Gabrielle)