Este ano a festa de São Gonçalo do Amarante, em Itapissuma, Litoral Norte do Estado, ganhou um reforço especial. Pela primeira vez um arcebispo metropolitano participou da buscada fluvial, para levar o santo padroeiro de Itamaracá até Itapissuma. Dom Fernando Saburido atendeu ao convite do pároco de Itapissuma, padre Ivan Maciel, a acompanhou a procissão terrestre que saiu da igreja de São Paulo Apóstolo, localizada na estrada do Forte Orange, em Itamaracá, e acompanhou a procissão fluvial pelo canal de Santa Cruz na mesma embarcação em que estava o andor de São Gonçalo. Dezenas de embarcações acompanharam a procissão fluvial de São Gonçalo, desde Itamaracá até Itapissuma. Ao longo do trajeto, centenas de pessoas às margens do canal de Santa Cruz acenavam para as embarcações, saudando São Gonçalo. O arcebispo metropolitano fez o trajeto na proa do barco.
O pároco padre Ivan estava satisfeito com a participação do arcebispo na buscada que é uma das cinco maiores procissões marítimas do Brasil. A buscada de Itapissuma reuniu dezenas de embarcações e teve a supervisão da Capitania dos Portos e Marinha Brasileira. Devido à maré baixa, o início da buscada de São Gonçalo foi retardado em pouco mais de uma hora, para evitar que as embarcações encalhassem no rio. O trajeto foi concluído em 45 minutos e a procissão fluvial chegou ao píer de Itapissuma às 17h45, ao cair do dia.
Acompanhado do pároco de Itapissuma, o arcebispo metropolitano seguiu em cortejo o andor com o santo padroeiro pelas ruas da cidade. Uma missa campal foi presidida por dom Fernando, em frente à matriz de Itapissuma. Na celebração Eucarística, o povo de Deus expressou a sua devoção por São Gonçalo e participou da Missa que marcou o encerramento do ciclo natalino, meditando o Batismo do Senhor. Em sua homilia, o arcebispo refletiu sobre como as pessoas estão vivendo o seu batismo: “É lamentável que muitas pessoas que receberam o batismo negligenciam a sua fé, mudam de religião. Todos aqueles que se converterem devem ser batizados e também procurar viver os valores da Igreja e testemunhar a nossa fé muito mais pelo testemunho do que pelas palavras”, ensinou dom Fernando.
A festa de São Gonçalo em Itapissuma prossegue até o dia 20/01/19, com novenário, recitação do Terço Mariano e com procissão e Missa solene, a ser presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Limacêdo Antonio, às 16h.
(Pascom Arquidiocese)