Dom Fernando instala a primeira Paróquia da Arquidiocese dedicada à mãe de Nossa Senhora

Um dia depois de criar a Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Curado IV, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, instalou durante a celebração eucarística da Epifania do Senhor (Dia de Reis, 06/01), no bairro de Santana, município de Camaragibe, a Paróquia de Sant’Ana – a primeira da Arquidiocese a ser dedicada à santa mãe de Nossa Senhora. Desmembrada da Paróquia São Pio X, no centro da cidade, a nova paróquia recebeu como administrador paroquial o padre Thales Figueiredo, que foi ordenado há pouco mais de um ano, e como vigário paroquial o padre Walter Lima, ordenado em dezembro.

Segundo o arcebispo, padre Thales vai ficar na história como o primeiro administrador paroquial de Sant’Ana e o que, provavelmente, teve mais trabalho. “Porque não é fácil estruturar administrativa e pastoralmente uma paróquia, desde seu início”, explicou. De fato, a provisão de administrador, lida no início da celebração, elenca 19 pontos que são direitos e deveres do administrador – os mesmos de um pároco. “Dentre eles, o padre tem o dever canônico de dedicar uma missa ao povo de Deus, por isso peço também a oração de vocês, pois o administrador é humano e precisa de caridade para compreensão e colaboração”, disse o arcebispo. “O padre me representa na paróquia, por isso peço que recebam com carinho o padre Thales”.

O administrador da nova paróquia de Sant’Ana renovou as promessas sacerdotais, fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Incensou o sacrário, recebeu o documento da provisão e as chaves da igreja. A provisão canônica é válida por um ano e confere ao administrador paroquial os deveres do “tríplice múnus”: ensinar, santificar e governar em favor dos fiéis. Segundo o monsenhor Paulo Sérgio Monteiro, vigário episcopal da Várzea, agora são 20 as paróquias no território do Vicariato, que vai ganhar ainda nos próximos dias uma área Pastoral e uma nova paróquia em Aldeia.

A Paróquia de Sant’Ana nasce com a responsabilidade de animar pastoralmente a região da igreja matriz e de mais sete comunidades: Santa Luzia, Santa Clara, São Sebastião, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora de Fátima e Sagrada Família. Os padres dehonianos, que administraram a antiga paróquia e suas comunidades por tantos anos, receberam de sua Província uma nova missão:  irão trabalhar em Maceió, capital do estado de Alagoas, e no sertão de Sergipe. Com a saída dos padres, veio a oportunidade da criação paróquia. Representando a congregação dehoniana, o padre Rodrigo dirigiu sua mensagem ao novo administrador, desejando confiança no Senhor que o chamou para essa vocação especial.

Entre os fiéis, o momento é de alegria e de renovação do espírito de comunidade. Na homilia, dom Fernando lembrou que Jesus, na Santa Ceia, rezou ao Pai para que Ele e os apóstolos fossem um – oração sacerdotal pela unidade da Igreja – e afirmou para os fiéis presentes à celebração que “o que ajuda a paróquia a prosperar é caminhar na unidade”.

Ao final da celebração, o padre Thales disse que assume a nova função livremente, sem projetos grandiosos, querendo apenas servir ao povo, à disposição da graça de Deus. “Com os padres do Vicariato Várzea desejo compartilhar e cooperar com os trabalhos pastorais para que a comunidade dos fiéis leigos e leigas possam receber o estímulo e a segurança da Palavra de Deus”, afirmou. E diante dos fiéis, alguns vindos de sua paróquia de origem, Nossa Senhora de Fátima, da Mangabeira, e de São Paulo Apóstolo, de Jardim São Paulo, fez uma oração: “Peço ao Senhor sua graça para ajudar-me a amar meu rebanho, ser um pregador incansável, um pastor que honra o altar; a ser pai, irmão e filho desta comunidade”.

A igreja matriz de Sant’Ana fica localizada na Rua Pará, 37, Santana, Camaragibe – PE

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo