Na manhã desta terça-feira, 27/11, aconteceu no Centro de Pastoral Arquidiocesano, na Várzea, a última reunião do Clero em 2018. O Arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido conduziu o encontro que contou com a participação do bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio e de sacerdotes e diáconos. Dentre os assuntos na pauta da reunião, aquele que mais despertou o interesse dos presentes foi o da definição de um plano de saúde para o clero arquidiocesano. Foi apresentada uma proposta que vem sendo adotada em nível nacional, pelos religiosos da CNBB e da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil).
Dom Fernando Saburido conduziu a oração inicial. Em seguida, dom Limacêdo Antonio dirigiu a palavra ao clero, fazendo um apelo para que os religiosos destinem uma parcela maior do seu tempo aos encarcerados: “Precisamos ser uma presença maior no cárcere. É nossa missão aliviar o sofrimento dos irmãos encarcerados, pois eles têm muito o que desabafar”. O bispo auxiliar sugeriu ainda que, com a proximidade do Congresso Eucarístico Nacional, poderia ser criado um mutirão eclesiástico para reforçar a presença da Igreja nos presídios. Outra sugestão apontada por dom Limacêdo relaciona-se com o tema da Campanha da Fraternidade 2019 :“Fraternidade e políticas públicas”. O prelado sugeriu que a Arquidiocese invista em formação nas áreas de Doutrina Social da Igreja e na Constituição Federal de 1988, para que religiosos e leigos possam se qualificar e fazer parte dos conselhos e comissões estaduais e municipais, buscando de forma efetiva transformar a sociedade, por meio de participação ativa em tais organismos. O vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Luciano Brito convidou os presentes para a confraternização do clero, que acontecerá em Aldeia, no dia 18/12.
Dom Fernando anunciou aos presentes que finalmente a Arquidiocese chegou a um consenso sobre o plano de saúde para o clero. O metropolita explicou que a meta dele era encontrar um plano que atendesse a todas as necessidades da Arquidiocese de Olinda e Recife. Segundo o arcebispo, a adesão ao plano será compulsória aos membros do clero e existe a necessidade de os religiosos fazerem o cadastro até o mês de dezembro. A proposta definitiva do plano foi apresentada por Calil Júnior, representante do plano. O senhor Calil explicou que o produto oferecido se trata de uma operação de “gestão de plano” e que a operadora de plano de saúde contratada pode ser mudada, em caso de reavaliação periódica da gestão, conforme os custos ou benefícios oferecidos por operadoras concorrentes se mostrem mais vantajosos. A operadora de plano de saúde escolhida para a fase inicial é a Amil e o plano é o hospitalar (completo), oferecendo a exclusão de carência. O arcebispo explicou que ele vai migrar do seu plano de saúde atual para o plano da Arquidiocese, assim como os diáconos transitórios que serão ordenados em dezembro.
O padre João Carlos Magalhães falou sobre o retiro do Clero 2019, que está com as inscrições abertas até 28/12. O retiro será realizado em Camocim de São Félix. As inscrições podem ser realizadas com Any Kely, pelo e-mail: [email protected]. As Novenas de Natal encontram-se à venda, na Cúria, com Ane Kely, ao custo de R$1,50 a unidade.
(Pascom AOR)