Arquidiocese alinha diretrizes para a realização do Congresso Eucarístico Nacional de 2020

A atmosfera de contagem regressiva é prevalente na Arquidiocese de Olinda e Recife, com os preparativos para o lançamento do Congresso Eucarístico Nacional de 2020, que acontecerá na próxima segunda-feira (12/11/18), na igreja do Coração Eucarístico de Jesus, no bairro do Espinheiro, Recife.  Em paralelo, a Arquidiocese realizou na manhã desta terça-feira, 06/11, uma reunião com a comissão central do Congresso, formada pelos presidentes das treze comissões e acompanhada pelo arcebispo dom Fernando Saburido e pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio da Silva.

A pauta do encontro abordou temas de interesse e planejamento para o Congresso, como a organização de mutirões para confissão e Adoração das Santíssimo e a análise do arranjo musical do hino do Congresso. As Pias Discípulas do Divino Mestre apresentaram opções de casulas e estolas temáticas a serem usadas pelo clero durante as celebrações do Congresso. O secretário geral do Congresso Eucarístico Nacional na Arquidiocese de Olinda e Recife, Monsenhor José Albérico Bezerra, conduziu a reunião e trouxe como convidado o assessor de Comunicação da Arquidiocese de Belém do Pará, Alan Monteiro, que atuou a realização do Congresso Eucarístico de 2016, sediado por aquela Igreja Particular. Monsenhor Albérico frisou que faz parte da estratégia de divulgação do Congresso marcar eventos temáticos nas datas anteriores ao Congresso, nos 24 meses anteriores até os seis meses antes de novembro de 2020.

Alan partilhou com os presentes os desafios e aspectos estratégicos a serem pensados e planejados para a realização de um evento do porte do Congresso, como a articulação com o poder público, parcerias e patrocínios, voluntários, hospedagem solidária e a importância da divulgação prévia junto às dioceses e arquidiocese de todo o país e o entrosamento com as equipes de mídia católica brasileira. “É importante despertar nos leigos e os religiosos a vontade de conhecer a cultura do Recife e a vivenciar experiências de fé na cidade”, indicou o assessor. Alan destacou ainda que é estratégico obter o envolvimento do clero com a organização do Congresso, com as Pastorais da Comunicação, com as comunidades e com os movimentos católicos e traçar cronogramas precisos, para marcar a proximidade do evento, como vem sendo feito pela Arquidiocese de Olinda e Recife. Para melhor dimensionar o Congresso, na reunião foi veiculado um vídeo de oito minutos, resumindo o Congresso Eucarístico de 2016, com depoimento do Arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira.

 

Os presidentes das comissões fizeram perguntas a Alan sobre as inscrições para o Congresso, sobre o simpósio teológico, a feira temática, as articulações com os representantes das áreas de Saúde, de Trânsito e de Segurança Pública. Dom Fernando Saburido, que também preside o Regional Nordeste 2 da CNBB, lembrou que é necessário investir nas mídias sociais para mobilizar com mais eficácia os participantes em potencial e que a coleta nacional visando apoiar a realização do Congresso Eucarístico em 2020 será realizada no 2° domingo de setembro de 2019. A próxima reunião preparatória ao Congresso Eucarístico Nacional está prevista para 04/12, na Cúria Metropolitana.

(Pascom Arquidiocese de Olinda e Recife)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo