Arquidiocese planeja ações pastorais para o quadriênio 2019-2022

O auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco recebeu os 600 participantes da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral promovida pela Arquidiocese de Olinda e Recife. Nos dias 26 e 27 de outubro, bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e leigos analisaram a caminhada pastoral de 2014 a 2018 da Igreja de Olinda e Recife e discutiram pontos para compor o planejamento pastoral para o período de 2019 a 2022.

Dom Fernando Saburido participou dos dois dias de assembleia. Segundo o arcebispo, a realização do evento, anualmente, é fundamental para uma igreja particular. “É o momento em que a Igreja, com suas principais lideranças e todo o presbitério, se encontra para refletir sobre os desafios pastorais e poder então assumir posições que são indispensáveis para o trabalho de todos e para melhorar os resultados da missão”, explicou o arcebispo.

São quinze as comissões de pastoral da Arquidiocese: Laicato, Vida e Família, Ação Missionária, Comunicação, Ecumenismo, Educação, Juventude, Vida Religiosa e Consagrada, Animação Bíblica, Dízimo, Animação Catequética, Ação Transformadora, Doutrina da Fé, Cultura e Liturgia.

Para o coordenador arquidiocesano de pastorais, padre Josenildo Tavares, o evento mostra que ações pastorais não devem ser improvisadas, mas planejadas para melhores resultados. “Vamos revisitar nosso Plano de Pastoral à luz do que propõe a CNBB, sabendo que nas diretrizes permanecerão as urgências e será contemplada a pastoral urbana, tão desafiadora em nossa arquidiocese, que tem áreas de ladeiras, escadarias e edifícios”, disse.

Foi o padre Josenildo que, na abertura da assembleia, fez uma apresentação sobre a missionariedade da Igreja, proposta sempre lembrada nas homilias e documentos do Papa Francisco – uma Igreja em Saída. Na reflexão, o padre se fundamentou, principalmente, na missão deixada por Jesus a seus discípulos: “Ide e evangelizai”.

Para discutir melhor as necessidades de cada área da Arquidiocese, os vigários episcopais se reuniram com agentes de diferentes pastorais e paróquias dos seus vicariatos. Assim, os agentes puderam ter uma visão global dos trabalhos desenvolvidos no seu vicariato, criando interação entre as ações e tomando exemplos para exercer melhor a missão.

O primeiro dia de assembleia foi encerrado com oração e, em seguida, apresentação do bloco lírico Compositores e Foliões.

No sábado (27/10), as comissões se reuniram para planejar as ações a serem realizadas em 2017 e partilharam o trabalho em plenário. As ações e atividades propostas farão parte do Plano de Pastoral da Arquidiocese.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo