Iphan entrega igrejas restauradas à Arquidiocese

Num dia histórico para a Arquidiocese de Olinda e Recife, as igrejas de Nossa Senhora da Conceição dos Militares e Santo Antônio, no Recife, e as igrejas de Nosso Senhor do Bonfim e do Convento de São Francisco, em Olinda, foram entregues à população depois de reformadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O arcebispo, dom Fernando Saburido, esteve com a diretora nacional do Iphan, Kátia Borgéa, e a diretora estadual, Renata Borba, nas cerimônias de entrega dos templos históricos, que reuniu fiéis, clero, e representantes dos governos estadual e municipal.

Pela manhã, o arcebispo esteve no centro do Recife para receber as igrejas reformadas – Conceição dos Militares e Santo Antônio. À tarde, na escadaria da Igreja do Bonfim, no Carmo, em Olinda, ouviu Kátia Borgéa agradecer a parceria entre Arquidiocese e Iphan e elogiar o serviço realizado pelos trabalhadores da obra, que estavam presentes na cerimônia. Segundo Borgéa, a igreja estava fechada há seis anos, corria risco de desabar e, com o investimento de dois milhões de reais repassados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, foram realizadas reformas na fachada, na torre do sino, no forro, no altar e nas imagens dos santos.

A igreja do Bonfim foi construída em 1707 e, atualmente, é capela da Paróquia de São Pedro Mártir de Verona. Como a matriz está interditada, dom Fernando deu aos olindenses a notícia de que, a partir de agora, a capela do Bonfim funcionará como matriz da Paróquia. “Por conta de sua localização, decidimos mudar a matriz provisória que estava funcionando na Igreja de São Sebastião para cá”, anunciou. O arcebispo informou que uma missa será celebrada em breve no Bonfim para inaugurar a nova sede da Paróquia.

No discurso de entrega do templo, Kátia Borgéa ressaltou que o trabalho realizado pelo Iphan não é especificamente para Olinda ou para os pernambucanos, nem para os brasileiros. “Como Olinda é patrimônio mundial, a nossa responsabilidade é para com toda a humanidade – e vocês é que são os donos desse patrimônio”, afirmou.

Ao ouvir da diretora nacional do Iphan que “entregar a obra é fácil; a dificuldade começa a partir de amanhã na preservação, manutenção e conservação do nosso patrimônio”, dom Fernando respondeu que ela que pode ficar tranquila, pois uma irmandade bastante comprometida e atuante tem um zelo e um carinho muito especial por essa igreja – referindo-se aos padres da Congregação de Mazza. “Que Deus abençoe a todos que se empenharam e colaboraram para que esse sonho se tornasse realidade, e vamos, a partir de amanhã, começar a fazer uso, com muita alegria, desse templo que é a casa de Deus e nossa”, concluiu o arcebispo.

A equipe do Iphan acompanhou dom Fernando até o Convento de São Francisco, o mais antigo da Ordem Franciscana no Brasil, e que teve a fachada da igreja reformada e o largo do cruzeiro restaurado. As entregas dos templos foram acompanhadas pelo prefeito de Olinda, professor Lupércio; pelo vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Luciano Brito; pelo vigário episcopal de Olinda, monsenhor José Albérico Bezerra; pelo presidente da Comissão Arquidiocesana de Cultura, padre Rinaldo Pereira; fiéis e autoridades do município.

Pascom AOR

 

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo