No dia da padroeira do Brasil, dom Fernando participa de celebrações em Jussaral e no Ipsep

No dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (12/10), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrou a eucaristia em Jussaral, na mata sul do estado, pela manhã, e no bairro do Ipsep, no Recife, à tarde.

Jussaral é distrito do Cabo de Santo Agostinho. Terra natal do arcebispo, o lugar está se tornando destino de romeiros que vêm conhecer a igreja de Nossa Senhora Aparecida, onde está a imagem que peregrinou, durante o Ano Mariano (2016-2017), em todas as paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife. Dom Fernando presidiu a missa às 10 horas da manhã, que foi concelebrada pelo padre José Júnior, da Comunidade Obra de Maria.

“Sempre que a gente anuncia que dom Fernando vem para cá, o povo de Jussaral fica muito feliz”, disse padre José. “Nós nos sentimos bem com ele e sabemos que ele se sente bem em sua terra natal, em meio ao povo simples e de muita fé”, completou.

A igreja de Nossa Senhora Aparecida foi construída há pouco mais de um ano. Dona Maria José Oliveira, de 77 anos, mora perto da matriz de São José, na entrada da cidade, e viu a igreja nova ser erguida. “Aqui é muito bonito e eu venho para as missas, para as festas de Nossa Senhora, que é mãe da gente, e venho ver o bispo, que eu conheci menino, ainda no sítio e no Engenho Pimentel”, contou.

Na homilia, dom Fernando pediu aos fiéis que, com Maria, contemplassem os mistérios do terço. E lembrou a presença de Maria no milagre das Bodas de Caná, esclarecendo que o vinho verdadeiro é Jesus, a alegria que não passa. O arcebispo afirmou que Maria é a estrela da evangelização, que pede obediência não a ela, mas a seu filho: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

A missa em Jussaral foi prestigiada pelo prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, e pelo fundador da Comunidade Obra de Maria, Gilberto Gomes Barbosa, que ao final da missa, anunciou a construção de um complexo turístico religioso na Pedra da Pimenta, localizada atrás do terreno da igreja, com um monumento com 45 metros de altura e uma capela de adoração perpétua. “Esse complexo vai colocar Jussaral, definitivamente, na rota do turismo religioso do estado e do Nordeste”, afirmou Gilberto Barbosa.

No período da tarde, dom Fernando celebrou a última missa da festa de Nossa Senhora Aparecida, na Paróquia do Ipsep, no Recife. Depois da realização da novena que começou no dia 03 de outubro, a paróquia programou três missas na matriz, no dia dedicado à padroeira: às sete da manhã, presidida pelo pároco, padre João Carlos Magalhães; às 10 da manhã, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio; e às 16 horas, presidida pelo arcebispo, dom Fernando Saburido.

Apesar de dispor de acomodação para mil fiéis sentados, a matriz do Ipsep viu centenas de fiéis em pé, dentro e fora da igreja, para acompanhar a celebração. “Em todas as celebrações de hoje, a igreja estava lotada”, conta o pároco, feliz com a adesão dos paroquianos e de fiéis de outras comunidades.

Riedja Nascimento Nunes, de 36 anos, veio de Olinda com seu filho para a celebração. “Vi na televisão de manhã, bem cedo, que haveria missa aqui no Ipsep, me informei sobre o endereço e cheguei para acompanhar a missa e as homenagens a Nossa Senhora Aparecida, a quem eu amo muito”, contou. Riedja disse que há um ano sentiu no coração um amor crescente pela Mãe Aparecida, tomou-a por devoção e, desde então, já alcançou muitas graças. “Não podia deixar de vir agradecer a ela por tudo, por me ouvir, por me atender”, disse, emocionada.

Após a missa, a multidão de fiéis seguiu em procissão pelas ruas do bairro. Cada capela da paróquia participou com um carro levando seu padroeiro (comunidades de São Francisco, Nossa Senhora da Visitação, Santa Teresinha, Santo Afonso e Nossa Senhora das Graças). A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada no carro do Corpo de Bombeiros.

Na chegada da procissão, dom Fernando deu uma bênção especial às crianças pelo seu dia (12 de outubro) e em seguida, houve show com o padre Damião Silva.

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo