A população do Cabo de Santo Agostinho viveu um momento histórico na noite desta terça-feira, 02 de outubro: a instalação canônica da nova Paróquia de São Pedro Apóstolo, na praia de Gaibu, litoral sul do estado. Na missa campal presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, fiéis vindos de todo o Vicariato Cabo acompanharam a leitura dos decretos que instituíram a nova paróquia e empossaram o padre Adailton Moura de Souza seu administrador paroquial.
“O que acontece aqui, hoje, é uma prova do amor de Deus: no dia dos Anjos da Guarda, o Senhor envia para esta comunidade um padre jovem, para morar e trabalhar aqui, exercendo, conforme a provisão canônica, a missão de santificar, ensinar e administrar o povo de Deus”, afirmou o arcebispo. “Queremos com muita alegria acolher o padre Adailton, que chega com boa vontade e entusiasmo para realizar essa missão”, completou.
Segundo o vigário episcopal do Vicariato Cabo, padre Josivaldo José Bezerra, o novo administrador paroquial vem atender a uma demanda antiga dos fiéis, visto que a paróquia de São José fica distante das praias. A provisão inicial do administrador paroquial, padre Adailton, é de um ano, como numa experiência. Em outubro de 2019, o padre deve receber a provisão de pároco, válida por seis anos.
A recém-criada Paróquia de São Pedro Apóstolo foi desmembrada da área da Paróquia de São José Operário, que tem matriz no centro da cidade do Cabo de Santo Agostinho. A Paróquia já nasce com seis comunidades ligadas à matriz, com os desafios de congregar a juventude em ações pastorais, fortalecendo sua fé e afastando-a das drogas e da ociosidade, além de atender uma população flutuante, composta de moradores, veranistas e turistas.
Dentre os padres que concelebraram a missa de instalação da nova Paróquia de Gaibu estavam o monsenhor Josivaldo José Bezerra, pároco da paróquia de Nossa Senhora da Apresentação da Escada e vigário episcopal do Vicariato do Cabo; padre Marcos Antônio, vigário paroquial da Paróquia de Santo Antônio, no Cabo de Santo Agostinho; padre Valdir Bezerra, pároco da Paróquia de Santo Antônio do Cabo; padre Antônio Junior, pároco da paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Maragogi (Arquidiocese de Maceió, Alagoas); padre Robson Soares, administrador paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Escada; padre Oswaldo de Freitas Lopes, administrador paroquial da Paróquia Cristo Rei, na Cohab, Cabo; padre Alberto Falcão, pároco da Paróquia Sando Antônio, de Primavera, Cabo; padre Severino Lourenço, vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora da Apresentação da Escada; padre Paulo Augusto, pároco da Paróquia de São José da Boa Esperança, em Amaraji; padre Gillson Batista, administrador paroquial da Paróquia de São José Operário, na Vila Social, Cabo; padre Charles, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres em Paulista.
Diante da festa organizada pela comunidade, o padre Adailton, agradecido, disse estar feliz com a missão que lhe foi confiada após apenas dez meses de sua ordenação presbiteral. “Ela vai exigir de mim um dinamismo pastoral diferenciado para animar a população e fazer o povo compreender que a missão é de todos”, disse. “Quero, como meu lema sacerdotal indica, ser um sinal de Deus para o povo e servir a Deus a à Igreja”, concluiu emocionado.
Pascom AOR