Arquidiocese nomeia Comissão Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo e lança projeto do Dízimo

Na manhã deste domingo, 30/09, o Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu celebração Eucarística na Sé de Olinda e lançou o projeto “Dízimo 2018 – A grande alegria é partilhar”. Na ocasião, dom Fernando nomeou o padre José Ronácio Vieira da Silva presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo. Conforme explicou o novo presidente da CAP do Dízimo, o projeto do Dízimo 2018 funcionará através de ações planejadas na campanha e todas as paróquias desta Igreja Particular contarão com atividades de animação, divulgação, formação, acolhida e melhor entendimento sobre as quatro dimensões do dízimo. O objetivo do projeto é envolver todos os fiéis na vida paroquial, convidando-os a partilhar suas vidas motivados pela fé, comunhão, participação e corresponsabilidade na evangelização. Também se pretende com o projeto unificar a estrutura do Dízimo nas 130 paróquias da Arquidiocese.

 

Fiéis e agentes da Pastoral do Dízimo de diversas paróquias e vicariatos lotaram a Catedral Metropolitana para participar da missa que marcou o lançamento do projeto Dízimo 2018. Na porta da Sé, voluntários distribuíam informativos e acolhiam os participantes da celebração Eucarística. Na homilia, dom Fernando refletiu sobre a  leitura do Livro dos Números e o Evangelho de Marcos. “Sabemos que o Espírito de Deus não está preso a nada. Está aonde há o amor. O Espírito de Deus age em todos os ambientes”, salientou o metropolita.

 

Dom Fernando e os membros do núcleo da comissão do Dízimo

 

Antes do encerramento da Santa Missa, o Cura da Sé de Olinda, monsenhor José Albérico, leu o documento de nomeação do presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral do Dízimo. Dom Fernando recebeu dos membros da comissão central da CAP do Dízimo o projeto do Dízimo 2018 e uma camiseta alusiva à campanha. Fazem parte do núcleo da CAP do Dízimo Márcio Bourbon, Edmilson Apolinário, Nelson Leonardo, Irmã Ivonete Kuerten e um representante de cada vicariato da Arquidiocese.

 

Após a bênção final, a comissão central da CAP do Dízimo e o padre José Ronácio apresentaram para a assembleia e membros do Clero a proposta de atuação do projeto Dízimo 2018. O presidente padre José Ronácio destacou que em cada paróquia haverá um agente facilitador para acolher e esclarecer dúvidas sobre a campanha. Edmilson Apolinário, do núcleo da comissão do Dízimo explicou ainda que uma das propostas é despertar na comunidade paroquial o sentimento de pertença, acolhendo os fiéis e como resultado final, espera-se a espontânea partilha dos dons.

Padre José Ronácio explicou as estratégias do projeto Dízimo 2018.

 

Conforme estabelece o documento 106 elaborado pelo Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o dízimo possui quatro dimensões: religiosa, eclesial, missionária e caritativa. A dimensão religiosa tem a ver com a relação do cristão com Deus. Contribuindo com parte de seus bens, o fiel cultiva e aprofunda sua relação com aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão. A dimensão eclesial lembra que o dízimo também oferece condições às paróquias e comunidades de contribuírem de modo sistemático com a Igreja particular, mantendo vivo o sentido de pertença a ela. A dimensão missionária faz memória ao fato de que o dízimo permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma mesma Igreja particular e entre as Igrejas particulares, manifestando a comunhão que há entre elas. E a dimensão caritativa se manifesta no cuidado com os pobres, por parte da comunidade. Uma das características das primeiras comunidades cristãs era de que “entre eles ninguém passava necessidade”, pois tudo era distribuído conforme a necessidade de cada um (At 4, 34-35).

Participe do projeto Dízimo 2018 em sua paróquia!

 

 

(Pascom Arquidiocese)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo