Casa Museu Dom Helder Camara participa da 12ª Primavera dos Museus

Neste 2018 são celebrados os 200 anos de criação da primeira instituição museológica brasileira, o Museu Nacional/UFRJ, localizada no Rio de Janeiro, toda a sociedade testemunha com muita tristeza, a sua destruição, não apenas estrutural mas também de grande parte de seu acervo, em decorrência de um incêndio que com queimou uma parte da memória e da história do Brasil. Agora, mais do que nunca, fica no ar uma pergunta ainda sem resposta: e o resto da memória do Brasil, também está ameaçada de destruição? Em meio a esse triste momento para a história, está iniciando esta semana a 12ª PRIMAVERA DE MUSEUS -2018, que vai até o dia 21/09, próxima sexta-feira. Porque a celebração da memória não pode parar.

Dento da programação da 12ª Semana da Primavera de Museus, a Casa Museu, integrante do Memorial Dom Helder Camara, convida para a palestra “As experiências de historiadoras na Casa Museu Dom Helder Camara”, promovida pelo IDHeC – Instituto Dom Helder Camara, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, no dia 21/09, em dois horários: das 16h40 às 18h20 e das 18h30 às 20h10.  As palestrantes são Vanuzia Brito (Historiadora e Bibliotecária) e Lucy Pina Neta (Prof. Me.).

Museus são espaços múltiplos e dinâmicos que assumem importantes funções na guarda do patrimônio museológico e das memórias, no fortalecimento da cidadania e das noções de pertencimento e identidade, no respeito à diversidade e à valorização da cultura. A educação em museus exerce papel fundamental no fortalecimento, visibilidade e valorização das memórias e dos museus brasileiros com o propósito de aumentar os laços afetivos e o sentimento de pertencimento da sociedade por essas instituições, bem como o reconhecimento das identidades e o respeito à diversidade.

A cada edição da Primavera dos Museus, o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos propostos pelos museus ou instituições culturais. Para este ano, é “Celebrando a Educação em Museus”, que tem como embasamento o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado em junho. A publicação aborda o processo de criação da PNEM, bem como os princípios e diretrizes dessa política, que tem por objetivo  nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal, bem como relata brevemente o histórico da área, resgata o processo de criação da política e demonstra sua aplicabilidade, propagando princípios e diretrizes da educação em museus, que norteiam gestores, educadores e demais interessados nessas práticas.

Como o texto a educação é, em suas múltiplas dimensões, imprescindível para a assegurar a própria existência dos museus. Esse é um dos indicadores que nos permitem avaliar as perdas decorrentes do incêndio no Museu Nacional: o potencial educativo e instrutivo das suas coleções e das pesquisas ali desenvolvidas.

Essa herança imaterial, juntamente com o inestimável valor histórico do seu patrimônio contribuíram para fazer do Museu Nacional uma referência para a construção da identidade nacional. Neste momento, nos dispomos a refletir e a fortalecer nas instituições museológicas e processos museais a sua função educativa, especialmente na difusão e acessibilidade às conquistas em diferentes áreas do conhecimento como também na forma de explicitação da função social dos museus, de sua responsabilidade, para o aprimoramento do exercício da cidadania, qualificando a vida em sociedade, baseada no respeito e valorização da memória social de diferentes grupos sociais e no zelo e publicização do patrimônio cultural musealizado.

A iniciativa é um convite para o público e instituições a refletirem sobre a dimensão educativa dos museus, em todos os seus aspectos, e sua importância na dinamização dos espaços museais e do campo museal brasileiro.

 

12ª Semana da Primavera de Museus –

Casa Museu Dom Helder Camara e Memorial Dom Helder

Data: de 17 a 21/09/18

Visitação: das 13h30 às 16h30.

Telefone: 3421-1076.

(Fonte: site IdHeC)

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