Na manhã desta terça-feira, 11/09, teve início o Encontro de Atualização Teológica do Clero, promovido para presbíteros e diáconos da Arquidiocese de Olinda e Recife, no Centro de Pastoral, bairro da Várzea, zona oeste da capital. Conforme explicou na abertura do evento, dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, anualmente esta Igreja Particular realiza a chamada “reciclagem do Clero”. A formação segue até a quinta-feira, no horário das 08 às 13h. O Encontro de Atualização do Clero tem como tema o Ritual de Iniciação à Vida Cristã (Rica) e traz como assessor o padre Domingos Ormonde, da diocese de Duque de Caxias (RJ), enfatizando os cuidados que envolvem os três sacramentos – Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma. Dom Fernando Saburido informou ainda, que a escolha do tema para o Encontro de Atualização do Clero 2018 foi definida em 2017, na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, a partir da repercussão positiva das palestras que o padre Ormonde ministrou sobre o Rica no Regional NE2 da CNBB.
A programação do primeiro dia iniciou com a oração da Laudes, rezada em conjunto com os participantes e a saudação de boas vindas do arcebispo aos membros do Clero e ao palestrante. Com perguntas simples e didatismo, o padre Ormonde provocou os presbíteros e diáconos sobre os novos desafios à evangelização e ao catecumenato. Também foi apresentado um panorama atualizado da Igreja Universal, sua expansão e pontos fortes e pontos fracos, em sintonia com as diretrizes do Vaticano. Por exemplo, o palestrante transmitiu ao Clero os aspectos da Iniciação à Vida Cristã que exigem maior empenho por parte dos sacerdotes e diáconos na caminhada pastoral.
Membro fundador da comunidade Batismo do Senhor, de Duque de Caxias (RJ), o padre Domingos Ormonde é especialista em Iniciação à vida cristã, sendo um dos maiores conhecedores do assunto no Brasil. O palestrante também é Mestre em Liturgia, é membro do conselho editorial da Revista de Liturgia, cofundador da Rede Celebra de Liturgia e leciona em cursos de especialização, além de pesquisar o tema liturgia na catequese e divulgar o Rica em várias regiões brasileiras.
Conforme indica o Diretório da Igreja para o ministério e a vida dos presbíteros, a formação e atualização do Clero é uma necessidade intrínseca ao próprio dom divino, que deve ser cotidianamente vivificado para que o presbítero possa responder adequadamente à sua vocação. O diretório estabelece ainda que, enquanto homem historicamente situado, ministro ordenado tem necessidade de aperfeiçoar-se em todos os aspectos da sua existência humana e espiritual, para poder alcançar aquela conformação com Cristo, que é o princípio unificante de tudo.
O palestrante gentilmente cedeu alguns dos conteúdos da palestra em arquivos que encontram-se disponíveis ao fim desta matéria.
Clique nos links abaixo e acesso os arquivos do conteúdo abordado Encontro de Atualização Teológica do Clero – “Ritual de Iniciação à Vida Cristã”:
Parte 2 – Domingos – 18
Parte 3 – Domingos – 18
(Pascom Arquidiocese)