Documento de Fortaleza – CNBB

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participou do Encontro dos Bispos da Região Nordeste do Brasil que aconteceu de 7 a 10 de agosto, em Fortaleza. O evento reuniu 85 bispos vindos das dioceses dos 5 regionais da CNBB: NE1 (Ceará), NE2 (Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba), NE3 (Bahia e Sergipe), NE4 (Piauí) e NE5 (Maranhão). Do encontro participaram, além dos bispos, 5 secretários regionais, 3 assessores, 1 ecônomo da CNBB e 1 representante da Adveniat.

A cientista social e economista pernambucana Tânia Bacelar e o professor de Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco diácono Sérgio Douets foram assessores no encontro e fizeram uma análise de conjuntura econômica e religiosa (pastoral) sobre o Nordeste. “Foi um momento importante para a Igreja do Nordeste, trazendo à reflexão as realidades difíceis de seu povo”, comentou dom Fernando.

O objetivo do encontro foi a construção de linhas comuns de evangelização para o Nordeste, mas também o despertar de uma comunhão maior na Conferência Episcopal Brasileira para com as igrejas particulares da Região. Uma carta foi divulgada após o evento, com as considerações dos participantes e propostas para a ação evangelizadora nas Igrejas, frente aos desafios do tempo presente.

Ao manifestar a solidariedade dos bispos do Nordeste e renovar seu compromisso com os pobres e com todos os que sofrem, o documento revela um povo nordestino que “inspira-se na heroica fidelidade dos nossos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu; alimenta-se do testemunho de caridade de Padre Ibiapina e de Irmã Dulce dos Pobres; sente-se animado pela esperança de Antônio Conselheiro; é fortalecido pela fé operante de Pe. Cícero; e é impelido pela infatigável profecia de Dom Hélder Câmara e pela audácia missionaria de Fr. Damião de Bozzano”.

Pascom AOR

 

[pdf-embedder url=”http://cnbbne2.org.br/wp-content/uploads/2018/08/1534237535063_Documento-de-Fortaleza-FINAL.pdf” title=”1534237535063_Documento de Fortaleza – FINAL”]

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo