Neste domingo, 29/07/18, foi encerrado o II Congresso Regional NE2 da Pastoral Familiar, no Colégio Damas, no Recife, deixando um legado e uma mensagem de amor e acolhimento entre os participantes. A segunda edição do evento teve início no dia 27, reunindo representantes de 20 das 21 dioceses que compõem o Regional NE2. Famílias inteiras participaram para refletir sobre o tema “Família, sede sal da terra e luz do mundo”. No início da manhã, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife e presidente do Regional NE2 da CNBB, dom Fernando Saburido passou no Congresso e acompanhou duas das palestras da programação.
A programação do domingo incluiu louvor matinal e duas palestras. A primeira palestra, intitulada “Pessoa Idosa na Família, na Sociedade e na Igreja”, proferida pelo casal formado pela professora Maria Zilma e o médico Antônio Mourão, da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Fortaleza, envolveu o público. O casal falou sobre resiliência no relacionamento conjugal na terceira idade.
No final da manhã, o padre Luís Carlos Machado, do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese da Paraíba, ministrou palestra sobre a Pastoral Judiciária, explicando o funcionamento do serviço vinculado à Pastoral Familiar e que oferece informação, aconselhamento e mediação junto às famílias envolvidas no processo de nulidade matrimonial.
De acordo com o arcebispo de Olinda e Recife, o congresso contribui para o acompanhamento e o fortalecimento da família como instituição sagrada de educação e evangelização no mundo. “É a família, no Ano do Laicato, que vai viabilizar a construção desse Reino agora, com sua força nas diversas pastorais, com seu trabalho de formação e evangelização, e é a família que vai estar presente no Congresso Eucarístico Nacional que nossa Arquidiocese sediará em 2020”, complementou o presidente do Regional NE2 da CNBB. O congresso ofereceu aos participantes palestras e discussões acerca das realidades vividas nos quatro estados que compões o NE2 da CNBB: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Na pauta, temas como a exortação Amoris Laetitia, adoção, iniciação para o matrimônio, idosos na família e situações vivenciadas pelas famílias no século XXI.
Para dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo referencial da Pastoral Familiar, a realização do 2° Congresso Regional NE2 da Pastoral Familiar foi exitosa e a grande adesão de participantes se deve ao Ano Nacional do Laicato. “Significa que a Igreja está viva e presente em todas as dioceses. É motivo de grande alegria para nós”, declarou o e bispo da diocese de Campina Grande (PB). A segunda edição do Congresso Regional NE2 da Pastoral Familiar foi encerrada com a celebração Eucarística, às 11h.
(Pascom Arquidiocese)