Congresso da Pastoral Familiar anima o final de semana no Recife

https://www.facebook.com/D.FernandoSaburido/videos/1712567102193817/

Foi uma noite em espírito de família. A abertura do II Congresso Regional NE2 da Pastoral Familiar, no Colégio Damas, no Recife, acolheu nesta sexta-feira (27/07) representantes das 21 dioceses que compõem o Regional. Famílias inteiras participaram para refletir sobre o tema “Família, sede sal da terra e luz do mundo”. O congresso acontece até domingo com palestras, apresentações culturais, testemunhos e debates sobre as derivações do tema.

Cerca de 400 pessoas participaram da abertura do Congresso nesta sexta-feira. A oração inicial foi dirigida pelo padre Rosivaldo Torres, presidente da Comissão Arquidiocesana (de Olinda e Recife) da Pastoral para a Vida e Família. Coordenadores das pastorais dos quatro estados do Regional NE2 abriram a procissão de entrada que trouxe, para o auditório onde acontecia o evento, os símbolos do Congresso: a Bíblia, a imagem da Sagrada Família de Nazaré e o Círio Pascal.

Mesmo com indicação de repouso médico por conta de cirurgia de catarata, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que é também presidente do Regional NE2 da CNBB, participou da abertura do Congresso, compondo a mesa diretora de honra ao lado de dom Dulcênio Fonte de Matos, bispo de Campina Grande e Referencial da Pastoral Familiar no Regional NE2; do padre Jorge Alves Filho, secretário executivo da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB e assessor nacional da Pastoral Familiar; do padre José Ediberto de Lima, assessor regional da Pastoral Familiar; e do padre Rosivaldo Torres, presidente da Comissão da Pastoral para a Vida e Família da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Três casais também participaram da composição da mesa de honra: Milton e Lourdes, coordenadores regionais da Pastoral Familiar; Paulo e Ana Paula, coordenadores da Pastoral na Arquidiocese de Olinda e Recife; e Damião e Marilene, coordenadores do Congresso.

Em suas palavras de acolhida, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, falou sobre a alegria de sediar o congresso e a importância de sua realização para o acompanhamento e fortalecimento da família como instituição sagrada de educação e evangelização no mundo. “Nossa arquidiocese tem recebido grandes congressos nos últimos tempos, como o Congresso Missionário Nacional em setembro, este da Pastoral Familiar agora, e eles são oportunidades de refletir a promoção do Reino de Deus hoje”, disse o arcebispo. E completou. “É a família, no Ano do Laicato, que vai viabilizar a construção desse Reino agora, com sua força nas diversas pastorais, com seu trabalho de formação e evangelização, e é a família que vai estar presente no Congresso Eucarístico Nacional que nossa Arquidiocese sediará em 2020”.

Foi de dom Dulcênio Fonte de Matos a primeira palestra do Congresso Regional da Pastoral Familiar, na noite de abertura do congresso. Refletindo o tema “Família, uma luz para a vida em sociedade”, dom Dulcênio disse que sua palestra era, antes de tudo, uma oração. “Preparei as minhas palavras rezando, e peço a Maria, que em tudo soube cumprir a vontade de Deus, que nos ajude a que, evangelizando nossa família, o mundo inteiro seja evangelizado”, comentou o bispo.

Antes do jantar festivo que encerrava a noite de abertura do Congresso, os participaram receberam, com entusiasmo e encantamento, a apresentação do Bloco das Flores, bloco lírico tradicional do carnaval recifense.

Nos próximos dias, haverá palestras e discussões acerca das realidades vividas nos quatro estados que compões o NE2 da CNBB: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Na pauta, temas como a exortação Amoris Laetitia, adoção, iniciação para o matrimônio, idosos na família e outras situações vivenciadas pelas famílias no século XXI.

Confira a programação dos próximos dias do 2° Congresso Regional NE2 da Pastoral Familiar:

SÁBADO (28/07/2018)
8h Celebração Eucarística
9h Palestra: Pastoral Familiar à Luz da Amoris Laetitia – Padre Jorge (Assessor Nacional da Pastoral Familiar – CNBB)
9h40 – intervalo para lanche
10h Palestra: Parceria do Tribunal Eclesiástico com a Pastoral Familiar (padre Luiz Carlos Machado)
10h40 Mesa Redonda: Adoção – Amar, Acolher e Cuidar
1. Família (Barbosa e Leda – Campina Grande)
2. Aspectos da Assistência Social – Arquidiocese de Olinda e Recife
3. Aspectos jurídicos – Arquidiocese de Olinda e Recife. Mediador: Padre Ediberto Lima
11h50 Ângelus
12h Almoço
13h30 Momento Jovem (Arquidiocese de Olinda e Recife)
14h Palestra: Pré-matrimonial – A importância da iniciação Cristã para o Matrimônio (André e Karina – Diocese de São João Del Rei – MG )
14h40 Testemunho: casal
15h Palestra: Pós-matrimonial – Como Acompanhar, Discernir e Integrar. (padre Luiz Júnior – Arquidiocese da Paraíba)
15h40 Testemunho: Família Missionária (família de Silma)
16h – intervalo para lanche
16h30 Casos Especiais – Caminhos Pastorais – Márcia Calado
17h10 Testemunho: “Acompanhar e Integrar” – Tica
17h30 Celebração
18h Jantar – Apresentação cultural

DOMINGO (29/07/2018)
7h30 Louvor Matinal
8h Palestra: Pessoa Idosa na Família, na Sociedade e na Igreja (Maria Zilma e Antonio Mourão – Arquidiocese de Fortaleza)
9h Intervalo para lanche
9h20 Palestra: A Importância da Formação nas Dioceses e Paróquias (Clidenor e Edite)
10h  Palestra: Família, sede Sal da Terra e Luz do Mundo (Pe. Ediberto)
10h45 – Celebração Eucarística de encerramento do congresso, presidida por dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife

Endereço: Colégio das Damas (Recife): Av. Rui Barbosa, 1426, Graças, Recife – PE

Pascom AOR

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo