A 59ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB Nordeste 2 encerrou, nesta quarta-feira (2), o segundo dia de atividades com as primeiras inspirações para a elaboração da síntese. Para construir o documento final que irá apresentar perspectivas e proposições para o agir pastoral das dioceses, os cerca de 160 participantes assistiram a conferências e realizaram trabalhos em grupo.
A partir do tema geral da assembleia “Por uma espiritualidade de comunhão na práxis evangelizadora” o assessor, padre Marcial Maçaneiro, ministrou três palestras tendo como base bíblica a história dos discípulos de Emaús. O sacerdote apresentou as conferências: “Sinodalidade, discernimento e espiritualidade diocesana”; “Paradigmas e vivências do discipulados em comunhão”; e “Sujeitos, lugares e dinâmicas para cultivar a comunhão”.
Após as exposições, os participantes da assembleia foram divididos em dez grupos e provocados a refletir e debater duas questões propostas pelos padre Marcial: Partilhem dois aspectos/elementos transversais que inspiram a espiritualidade diocesana; e Qual a sugestão efetiva para cultivar a espiritualidade diocesana?
Em resposta, bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas destacaram, entre outras coisas, a importância de valorizar a unidade na diversidade, cultivar e fortalecer o senso de pertença de cada irmão e irmã, e promover mais momentos de devoção para alimentar a espiritualidade diocesana.
Como sugestões, os grupos apontaram, por exemplo, que é preciso desenvolver e fortalecer o significado da Igreja diocesana; reconhecer e valorizar a cultura local e a devoção popular; e assumir o método da “Conversa no Espírito” como prática da diocese.
As sugestões dos grupos de trabalho irão contribuir com as atividades previstas para esta quinta-feira (3), dia que se encerra a 59ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB Nordeste 2. As respostas irão ajudar a conduzir a conferência “Caminhar, encontrar e anunciar em esperança” e a última atividade em conjunto das equipes.
Por fim, as recomendações que deverão compor a síntese final da assembleia serão apresentadas e votadas por todos os participantes. As atividades da assembleia serão retomadas às 7h com a Celebração Eucarística.