A 59ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB Nordeste 2 retoma às atividades nesta quarta-feira (2) com a Celebração Eucarística, às 7h, na capela do Convento Santo Antônio, em Lagoa Seca (PB). A liturgia será presidida pelo arcebispo de Natal, dom João Cardoso, e concelebrada pelo bispo da Diocese de Garanhuns (PE), dom Agnaldo Temóteo, e pelo administrador diocesano de Caicó (RN), padre Edson Medeiros. Os religiosos são os novos integrantes do Conselho Episcopal Regional Nordeste 2 (Conser).
A programação segue ao longo da manhã com o assessor convidado deste ano, o perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, padre Marcial Maçaneiro. Na primeira conferência, o sacerdote abordará o tema “Sinodalidade, discernimento e espiritualidade diocesana”. Em seguida, padre Marcial apresenta a palestra intitulada “Paradigmas e vivências do discipulado em comunhão”.
Após o almoço, será proferida a terceira conferência sobre “Sujeitos, lugares e dinâmicas para cultivar a comunhão”. Em seguida, bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas se dividirão em dez grupos de trabalho. As equipes irão debater acerca das temáticas apresentadas e responder algumas perguntas que no final da assembleia ajudarão a construir a síntese com as perspectivas e proposições para o agir pastoral das 21 dioceses da CNBB Nordeste 2.
Às 18h, os mais de 160 pessoas participarão das Vésperas solenes que marcarão a celebração dos 60 anos de nascimento do regional. Logo após, será realizado um jantar festivo de confraternização promovido pelo secretariado da CNBB Nordeste 2.
A Assembleia Pastoral Regional da CNBB Nordeste 2 segue até quinta-feira (3) refletindo sobre o tema “Por uma espiritualidade de comunhão na práxis evangelizadora”. O lema escolhido para iluminar o encontro foi extraído do capítulo 17 e versículo 21 do Evangelho de João: “Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que também eles estejam em nós”.