Começa nesta terça (1º), no Convento Santo Antônio, Sítio Ipuarana, em Lagoa Seca (PB), a 59ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB Nordeste 2. O evento reúne cerca de 150 pessoas entre bispos, padres, religiosos, religiosas, diáconos, leigos e leigas para discutir, avaliar e apontar caminhos para as 21 dioceses espalhadas nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Nesta edição, que acontece em meio às comemorações pelos 60 anos da sessão plenária que autorizou a criação da CNBB Nordeste 2, a assembleia reflete o tema “Por uma espiritualidade de comunhão na práxis evangelizadora”. O lema escolhido para iluminar o encontro foi extraído do capítulo 17 e versículo 21 do Evangelho de João: “Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que também eles estejam em nós”.
Programação
A 59ª Assembleia Pastoral Regional tem início à tarde com a recepção dos participantes para credenciamento e jantar. As boas-vindas e a abertura oficial do evento acontecem às 19h com a oração inicial, seguida da palavra de acolhida do bispo da Diocese de Campina Grande (PB), dom Dulcênio Fontes de Matos.
Depois da fala do anfitrião, o bispo de Mossoró (RN) e presidente da CNBB Nordeste 2, dom Francisco de Sales, dirigirá uma saudação aos presentes. Ainda na primeira noite, o bispo de Pesqueira (PE) e secretário do regional, dom José Luiz Ferreira Salles, apresenta o programa e a logística da assembleia.
A noite de abertura será finalizada com a leitura orante do trecho bíblico apresentado em Jo 17, 18-26. A Lectio divina será conduzida pelo bispo de Petrolina (PE) e vice-presidente da CNBB Nordeste, dom Antônio Carlos Cruz Santos.
Na quarta (2) e na quinta (3), a programação da assembleia começa na capela do convento às 7h com um momento de espiritualidade. Logo depois do café da manhã, acontecem as conferências e os trabalhos em grupo, intercalando com pausas paras as refeições, oração e louvor.
Assessor convidado
Neste ano, a Assembleia Pastoral Regional terá como assessor o perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, padre Marcial Maçaneiro. O sacerdote dehoniano e pós-doutor em teologia está responsável por ministrar as quatro conferências do evento.
A Assembleia Pastoral Regional é o principal evento da CNBB Nordeste 2, pois, é durante sua realização que são debatidos os desafios, avaliados os avanços e sugeridas novas diretrizes para as ações pastorais e evangelizadoras.
60 anos
Nesta segunda (30), os regionais Nordeste 1, 2 e 3 da CNBB comemoraram os 60 anos de criação. Nessa mesma data, em 1964, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II foram votados os desdobramentos de alguns Secretariados Regionais da Conferência, entre eles o do Nordeste.
Naquela ocasião, ficou aprovada a criação do Nordeste 1 (Maranhão, Piauí e Ceará); Nordeste 2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas); e Nordeste 3 (Bahia e Sergipe). O Regional Nordeste 2 apresentou, como Secretário Regional, dom Helder Pessoa Camara, e a capital Recife (PE) como sede da entidade.
Para marcar o aniversário, a Presidência e mais 24 bispos, entre titulares e eméritos, participaram de um jantar festivo.
Na quarta (2), durante às Vésperas Solene dentro da programação da Assembleia Regional Pastoral, será realizada a Celebração dos 60 anos da CNBB Nordeste 2, às 18h. A cerimônia está sendo preparada pela Comissão Regional para a Liturgia.