Arquidiocese de Olinda e Recife assina acordo com governo para reconstruir Santuário do Morro da Conceição

A Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) vai reconstruir o Santuário do Morro da Conceição, após o desabamento da cobertura do templo, na capital pernambucana, no dia 30 de agosto. Na última quinta-feira (26), uma cerimônia com a presença do arcebispo metropolitano, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, marcou a assinatura de um termo de fomento para as obras de reconstrução do templo.

O documento prevê a aplicação de R$ 1,5 milhão que serão administrados pela arquidiocese conforme regulamentação publicada no site arquidioceseolindarecife.org. Essa plataforma permitirá o acompanhamento das compras de materiais e das contratações de serviços, segundo o ecônomo da Cúria de Olinda e Recife, padre Marcelo Marques Júnior.

“No site da arquidiocese, inclusive, teremos uma página para divulgar o que foi comprado, o serviço que já foi feito, como numa prestação de contas disponível para toda a população”, explicou.

Passos para as obras

O primeiro trabalho realizado no templo foi a remoção dos entulhos, seguida pela aprovação do projeto para reforço na estrutura do telhado. O reitor do santuário, padre Emerson Borges, disse que a reconstrução vai além da estrutura física.

“Nós vamos reconstruir a força, a fé, a esperança da comunidade, tornando este lugar o que sempre foi: um lugar de oração, de encontro com Deus e com a Imaculada Conceição”, disse o padre Emerson.

A limpeza da área e o projeto da reconstrução foram feitos em menos de um mês, segundo a arquidiocese. A previsão é de que o santuário seja devolvido à comunidade até o dia 2 de dezembro, a tempo de celebrar a festa da padroeira.

“O time todo do Governo de Pernambuco trabalhou de forma exaustiva, junto à Igreja”, comentou a governadora Raquel Lyra, ressaltando que haverá acompanhamento da reforma e da restauração, de modo a “garantir que, com segurança, a população possa voltar à igreja e esteja aqui nas festividades (da padroeira)”.

Campanha

Para promover a participação da comunidade no processo de reconstrução, foi lançada a campanha “Estada a mão ao Morro da Conceição”. Segundo dom Paulo Jackson, o título da campanha foi uma inspiração que teve ao celebrar uma missa diante dos destroços do desabamento, no dia seguinte à tragédia.

“Sou profundamente grato ao Governo do Estado pela ajuda na reconstrução, mas entendo que a comunidade precisa e quer ajudar de alguma maneira. Então, a campanha ‘Estenda a sua mão ao Morro da Conceição’ é uma forma de dizer que somos comunidade, que nos importamos, que fazemos parte deste lugar, somos filhos da Imaculada”, afirmou dom Paulo.

Para doar, os interessados devem acessar o site doe.santuariomorrodaconceicao.com.br. As doações podem ser feitas via pix, boleto ou cartão de crédito, em valores diversos.

Missa pelas vítimas

Hoje, às 19h30, será celebrada a Santa Missa de 30°dia de falecimento das vítimas da tragédia do Morro da Conceição. O local da cerimônia escolhido pelos familiares é no entorno da imagem da Imaculada Conceição.

Serão lembrados na denominada “Missa da Saudade”, a senhora Maria da Conceição França Pinto, que tinha 68 anos de idade, e o senhor Antônio José dos Santos, que faleceu aos 54 anos.

Fonte: CNBB

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo