Dom Fernando Saburido celebrou seus 40 anos de Profissão Religiosa em assentamento rural em Brasília

No dia 21 de março, dom Fernando Saburido celebrou seus 40 anos de Profissão Religiosa. Como estava em Brasília para participar da reunião do Movimento de Educação de Base (MEB), o arcebispo de Olinda e Recife celebrou a data, juntamente com os bispos e presbíteros, no assentamento Margarida Alves, na área administrativa de Sobradinho, no Distrito Federal. Na ocasião, o também o padre Gabriele Cipriani, Secretário Executivo do MEB, também comemorava o seu aniversário natalício e os 50 anos de sua ordenação presbiteral. Dom Fernando Saburido lembrou que foi o saudoso abade dom Basílio Penido, que há 40 anos recebeu a sua primeira Profissão Religiosa.

O MEB é um organismo vinculado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, constituído como sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro no Distrito Federal. Foi fundado em 21 de março de 1961. Há mais de 55 anos realiza ações diretas de educação popular em diversas regiões do Norte e Nordeste do país e atualmente está nos estados do Amazonas, Roraima, Ceará, Piauí, Maranhão e Distrito Federal, atuando também no Norte e Nordeste do estado de Minas Gerais, em regime de parceria com o governo estadual.

A opção preferencial por essas regiões está definida em Estatuto, como áreas populacionais do País em que os indicadores socioeconômicos revelam situação de pobreza e, consequentemente, índices sociais e econômicos abaixo dos desejados.

As ações de mobilização social, de alfabetização de jovens e adultos e de educação de base são responsabilidade de equipes regionais em cada uma das unidades da federação em que atuamos. A coordenação pedagógica, o planejamento, o controle administrativo e a avaliação de resultados das ações são monitoradas a partir da Equipe Nacional, localizada em Brasília.

 

 

(Pascom Arquidiocese)

Fonte : http://www.arquidioceseolindarecife.org/2018/03/dom-fernando-saburido-celebrou-seus-40-anos-de-profissao-religiosa-em-assentamento-rural-em-brasilia/

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo