O bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, dom Alcivan Tadeus, é o mais novo cidadão paraibano. O religioso recebeu o título da Assembleia Legislativa do Estado durante sessão solene, nesta segunda-feira (2), diante de autoridades públicas, representantes da Igreja e familiares.
Dom Alcivan nasceu em Cerro Corá (RN), mas no dia 8 de novembro de 2023 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da arquidiocese paraibana. De acordo com a deputada estadual Cida Ramos, responsável pela proposição da outorga, desde a chegada do prelado, ele tem se dedicado integralmente em cuidar, buscando sempre o fortalecimento da fé e a proteção da dignidade da pessoa humana.
“Ele tem uma contribuição muito grande, nesse momento da Igreja Católica, onde a gente está querendo chamar os fiéis a acreditar, a poder não só ter uma ação de catolicismo, mas, também, uma ação efetiva de preocupação com as políticas públicas”, afirmou a deputada.
Em seu discurso de agradecimento, dom Alcivan declarou que recebe a homenagem da Assembleia Legislativa com muita honra, muita felicidade. O bispo lembrou que desde sua chegada à arquidiocese foi muito bem recebido “por todo o povo da Paraíba”.
“Para mim é um orgulho. Sinto-me em casa desde o primeiro momento que aqui cheguei para exercer essa missão como bispo auxiliar. O título de cidadão paraibano para mim é uma honraria, um motivo de felicidade. Agradeço à deputada Cida Ramos, que teve essa delicadeza de me conceder essa honraria, apesar de eu estar há tão pouco tempo aqui no estado”, disse dom Alcivan.
Trajetória
Dom Alcivan Tadeus Gomes de Araújo nasceu no dia 21 de maio de 1972, em Cerro Corá (RN), filho de Valdenor Florêncio de Araújo (in memoriam) e Francisca Alcioneide Gomes de Araújo. Ingressou no curso propedêutico do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars, em Caicó (RN), no ano de 1990. No ano seguinte, transferiu-se para o Seminário Arquidiocesano de São José do Rio de Janeiro para cursar filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e Teologia no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, entre 1993 e 1996. A ordenação presbiteral foi no dia 1º de fevereiro de 1997.
Dom Alcivan é mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, tendo cursado a formação entre 2009 e 2012. Na Diocese de Caicó, desempenhou diversas funções, como pároco, vigário episcopal para os Ministérios e Vocações, ecônomo, vigário judicial da diocese e vigário judicial adjunto e vice-presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Natal (RN). Também foi diretor espiritual da Casa de Formação Inicial São João Paulo II e do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars; e diretor assistente das Rádios 95.9 FM e 102.7 Rural FM de Caicó. Fez parte como membro: do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral; da Comissão Diocesana de Arquitetura e Artes Sacras; e do Conselho Diretor da Fundação Educacional Sant’Ana.
Em sua atuação pastoral, desempenhou as funções de vigário paroquial das Paróquias de Sant’Ana e Imaculada Conceição em Currais Novos (RN) (1997); reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars (1998); administrador da Área Pastoral Autônoma de Nossa Senhora do Patrocínio em São Fernando (RN) (1998); pároco da Paróquia de São Francisco de Assis em Lagoa Nava (RN) (1999-2002); presidente do Departamento Diocesano de Ação Social/DDAS (2004-2007); pároco da Paróquia de São Sebastião de Parelhas (RN) (2003-2009); administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Cruzeta (RN) (2012); pároco da Paróquia de Sant’Ana de Caicó (2015-2022) e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (RN) (2023). Atualmente é bispo titular de “Fata” e auxiliar da Arquidiocese da Paraíba.
Com informações e foto da ALPB