Arcebispo realiza nos Curados a primeira visita pastoral de 2018

Neste final de semana, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, deu início à série de visitas pastorais que fará na Arquidiocese em 2018.  A primeira visita do ano foi à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Curado II, no município de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. O arcebispo foi recebido pelos fiéis na igreja matriz, na manhã do sábado (17/03), pelo pároco Fábio André dos Reis e pelo vigário Gilberto José do Nascimento.

A área pastoral da Paróquia abrange os Curados II, III, IV e V. A visita aos Curados foi composta de reunião com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP), encontro com os jovens, visita a obras sociais e às comunidades. O objetivo é avaliar o andamento dos trabalhos pastorais e de evangelização realizados pela Igreja local, animando e sugerindo diretrizes, se necessário, para o seu crescimento. Para isso, nos dois dias de visita, o arcebispo esteve sempre acompanhado pelo coordenador arquidiocesano de pastorais, padre Josenildo Tavares, e pelo vigário episcopal do Vicariato Jardim São Paulo, padre Sérgio Pereira.

Com a visita da comitiva, os fiéis idosos e doentes tiveram a oportunidade de receber o sacramento da Unção dos Enfermos, administrado pelo padre Josenildo na matriz. E os componentes do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) se reuniram para discutir, com dom Fernando, as conquistas, desafios e dificuldades das diversas pastorais e movimentos da Paróquia.

“Diferenças existem em todo lugar, mas o nosso desejo é um só: construir aqui o Reino de Deus; por isso devemos nos abrir sempre ao diálogo, em nome do Senhor, para que Ele esteja entre nós e nos abençoe com as melhores decisões, fortalecendo-nos e iluminando-nos em nossa fé e nossas ações”, afirmou o arcebispo de Olinda e Recife.

Dom Fernando visitou as capelas de Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Rosa Mística, Nossa Senhora de Fátima e São José. A maior delas, a das Graças, mostrou sua vontade em se tornar paróquia – o que vai ser avaliado pela Arquidiocese após recebimento do projeto a ser elaborado pela comunidade. As outras capelas, apesar de pequenas, são acolhedoras e atuantes.

Duas comunidades, no entanto, não têm capela (templo físico): as missas são realizadas nas casas dos fiéis, de acordo com a disponibilidade das famílias. A comunidade de Santa Luzia já possui terreno no Curado III e vai iniciar o projeto de construção com arquiteto e engenheiro, na base da doação de serviço, pagando apenas material. A comunidade Boa Esperança nem terreno tem. As missas, suspensas por um período, eram celebradas na residência do casal Edgar e Lia, no Curado II, e devem voltar nas próximas semanas, após consertos no terreno.

Padre Fábio André não teme o desafio de construir as duas capelas. “Como ouvimos de um paroquiano esses dias, ‘a comunidade é carente, mas a comunidade é presente’, por isso sei que, juntos, com o compromisso de todos, conseguiremos levantar as capelas e melhorar nosso trabalho pastoral nas comunidades”, disse o pároco.

Dois trabalhos sociais se destacaram na visita pastoral ao Curado: a Casa da Gestante, no Curado IV, que acolhe, orienta e dá enxovais de bebês às mulheres grávidas carentes; e o sopão distribuído entre os mais pobres, no Curado V. Dom Fernando e sua comitiva participaram da entrega da sopa e dos pães, trabalhando, ajudando e servindo.

Uma celebração eucarística presidida por dom Fernando na comunidade Nossa Senhora das Graças, na tarde do domingo (18/03), marcou o encerramento da visita pastoral à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Nos próximos dias, a Arquidiocese de Olinda e Recife vai enviar uma carta para a Paróquia com a análise da comitiva do arcebispo e as diretrizes para o crescimento pastoral das comunidades.

Pascom AOR

 

Fonte : http://www.arquidioceseolindarecife.org/2018/03/arcebispo-realiza-nos-curados-a-primeira-visita-pastoral-de-2018/

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo