As dioceses de Floresta e Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, receberam a visita de membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) Regional Agreste, na terça (16) e quarta (17). A agenda faz parte das ações de expansão do diálogo ecumênico para o sertão do Estado.
A comitiva formada pelos representantes da Igreja Católica, Gildo Evangelista e Maurismar Chaves (Movimento dos Focolares), além do reverendo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Cláudio Linhares, apresentou aos bispos diocesanos a história do Conic Regional Agreste. O grupo também teve a oportunidade de conhecer os trabalhos em prol do ecumenismo no interior pernambucano.
Em Floresta, o bispo diocesano, dom Gabriel Marchesi, apresentou os trabalhos desenvolvidos para a promoção da cultura de paz a partir da atuação do setor de educação, que desenvolve atividades ecumênicas. Como fruto dessa aproximação com o Conic Regional Agreste, o bispo sugeriu a realização de um evento de formação em preparação para a Semana de Oração pela Unidade Cristã 2025.
Na diocese vizinha, Afogados da Ingazeira, o grupo conheceu os esforços liderados por dom Limacêdo Antonio para manter o diálogo fraterno com lideranças de igrejas protestantes presentes na região. O bispo diocesano também apresentou o trabalho em favor da transformação da vida no campo realizado por meio da Cáritas Diocesana.
“Retornamos com o coração cheio de alegria pelas experiências ecumênicas vivenciadas, os aprendizados e o desafio que trazemos para a nossa regional e para o Conic, de nos colocarmos a serviço do Reino, construindo essa Casa Comum almejada por Jesus”, afirmou Gildo Evangelista.