As Igrejas de Pernambuco e do Ceará se uniram a representantes de outros estados do Nordeste e demais regiões do Brasil para celebrar a ordenação episcopal do dom Agnaldo Temóteo da Silveira. A sagração do bispo eleito da Diocese de Garanhuns (PE) aconteceu na terça-feira (16) – Dia de Nossa Senhora do Carmo – na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Sobral (CE) com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
A Santa Missa e o rito de ordenação foram presididos pelo bispo diocesano de Sobral, dom José Luiz Vasconcelos, tendo como coordenantes seus dois predecessores: dom Fernando Saburido e dom Odelir Magri. A solenidade foi acompanhada por uma multidão de fiéis, incluindo autoridades civis e religiosas, padres, diáconos, religiosos, religiosas, leigos e leigas.
“Ama com amor de pai e de irmão todos aqueles que Deus te confiou, principalmente, os presbíteros, diáconos, teus colaboradores no serviço de Cristo, e também os pobres e doentes, os peregrinos e aprisionados. Exorta os fiéis a colaborarem contigo na construção de uma Igreja em Saída, missionária, pobre, serva e samaritana”, afirmou dom José Luiz a dom Agnaldo.
Em suas primeiras palavras como bispo, dom Agnaldo destacou a gratidão a Deus pela missão do episcopado. “Fixo o olhar no Cristo Jesus que hoje me envia e desafia a avançar para águas mais profundas. Como Pedro, também eu bem consciente das minhas fragilidades, mas cheio de confiança lhe respondo: ‘em atenção a tua Palavra, lançarei as redes'”, declarou.
Após agradecer especialmente aos familiares, amigos e irmãos que sempre estiverem presentes em sua caminhada, dom Agnaldo se dirigiu com alegria à Diocese de Garanhuns. “Subo de muito bom grado à bordo do barco desta Igreja particular para com todos vocês me fazer ao largo, navegar para águas profundas e ali juntos lançarmos as redes em obediência à Palavra do Senhor sabendo que ele estará sempre conosco”, disse o novo bispo.
Dom Agnaldo Temóteo será empossado bispo diocesano de Garanhuns no próximo dia 6 de agosto, na Catedral Santo Antônio, às 19h. Ele sucederá dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, atualmente arcebispo de Olinda e Recife, e se tornará o 12º pastor da Igreja pernambucana.
Biografia e trajetória eclesial
Nasceu no dia 28 de maio de 1977, na cidade de Bela Cruz (CE). É filho de José Rogério Silveira e de Maria da Conceição Araújo.
Sua formação religiosa se deu no seminário menor de São José, em Sobral (CE), de 1993-1995, período em que também cursou o Ensino Médio; E continuou no seminário regional Nordeste I, em Fortaleza, de 1996-2002, onde cursou Filosofia, de 1996 a 1998 e Teologia, de 1999 a 2002.
É graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Em Teologia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará (ITEP); fez mestrado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma.
Também possui formação em diversos cursos breves de atualização nas áreas de Teologia e de Direito Canônico feitos na Rota Romana, em Roma, na Pontifícia Universidade Católica Argentina, em Buenos Aires, e em alguns Institutos e Universidades do Brasil.
Foi ordenado diácono em 10 de julho de 2002, na catedral de Sobral e presbítero em 30 de novembro de 2002, na igreja matriz de Bela Cruz (CE).
Após sua ordenação presbiteral, exerceu os seguintes ofícios: administrador paroquial da paróquia Senhora Sant’Ana, na cidade de Santana do Acaraú (CE), de 2003 a 2008; Membro da Coordenação Diocesana de Pastoral de 2003 a 2005; Capelão do Colégio Diocesano, de 2004 a 2006; Chanceler da Cúria Diocesana de Sobral de 2006 a 2008 e de 2014 a 2019; Vigário episcopal da Região Sede de 2012 a 2014 e de 2017 a 2024; Pároco da paróquia de São Francisco, na cidade de Forquilha (CE), de 2012 a 2018.
Até sua nomeação como bispo, estava exercendo as seguintes funções: vigário Judicial Adjunto do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Ceará, em Fortaleza; vigário Episcopal da Região Sede; Pároco da paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e vigário Geral da diocese de Sobral.