Aparecida (SP) se tornou a capital da comunicação da Igreja no Brasil neste último fim de semana. De 12 a 14 de julho, cerca de 900 comunicadores e comunicadoras entre leigos, religiosos e clérigos vivenciaram o Encontro Nacional da Pascom. Nesta 8ª edição, que teve como tema “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”, participaram 19 representantes da CNBB Nordeste 2, incluindo o bispo de Petrolina (PE) e referencial para o setor, dom Antônio Carlos Cruz Santos.
O Encontro Nacional da Pascom foi marcado pela troca de experiências entre agentes de todo o Brasil e por uma programação intensa com conferências, oficinas e momentos de espiritualidade. Entre os temas, foram debatidos o impacto da inteligência artificial no processo comunicacional da Igreja e da sociedade, a esperança como elemento central da comunicação, os desafios do ambiente digital e a missão da comunicação eclesial no mundo polarizado.
Para a coordenadora da Pastoral da Comunicação da Diocese de Palmeira dos Índios (AL), Ingridy Rossely, o Encontro Nacional da Pascom foi assertivo ao propor discussões sobre os assuntos mais atuais do “novo continente digital”. “Ao citar o momento do Pentecostes, o secretário do dicastério [monsenhor Lucia Ruiz] nos mostra que a linguagem que o Espírito Santo suscitou aos homens para serem entendidos é algo que devemos ter como exemplo para seguir por esse caminho novo”, afirmou.
Os temas foram conduzidos pelo secretário do Dicastério para a Comunicação, monsenhor Lucio Adrián Ruiz, pelos professores Everthon de Souza, Aline Amaro e Moisés Sbardelotto. Também foram assessores do encontro o bispo de Guarapuava (PR) e membro da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, dom Amilton Manoel da Silva, e a irmã Paulina e professora, Joana Puntel.
Nova coordenação
Durante o 8º Encontro Nacional da Pascom, Marcus Tullius, que por seis anos coordenou a Pascom Brasil, anunciou o encerramento da sua missão. O agente agradeceu aos membros da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, da qual a Pascom Brasil faz parte, e principalmente aos “pasconeiros e pasconeiras” pela caminhada.
A então vice-coordenadora, Janaina Gonçalves, do Regional Leste 2, assume a coordenação. Para o posto de vice-coordenador foi escolhido o membro da Pascom da Arquidiocese de Curitiba, Antônio Kayser. Alex Ferreira, do Regional Nordeste 1, segue como secretário da Pascom Brasil.
14º Mutirão Brasileiro de Comunicação em Manaus
Quase no final do encontro, a Arquidiocese de Manaus apresentou a identidade visual do 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), e abriu as inscrições. O evento está marcado para ser realizado de 25 a 28 de setembro de 2025, na capital amozonense, com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade”. O evento tem o apoio da Pascom Brasil, Signis Brasil e a Rede Amazônica de Televisão.
Segundo a Comissão para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, “o Muticom é um evento que reúne agentes de pastoral, profissionais, estudantes e entusiastas da comunicação de todo o Brasil. Ele é um espaço privilegiado para a troca de experiências, aprendizado e reflexão sobre os desafios e as oportunidades no campo da comunicação social”. Igualmente, lembra que “durante o mutirão, são realizados palestras, oficinas, painéis de debate e apresentações de trabalhos acadêmicos, experiências de comunicação popular, apresentações culturais e feiras e gastronomia local, cobrindo uma ampla gama de temas relevantes para o setor e expressões culturais”.
Ana Cristhina Dias Bezerra, membro da coordenação da Pascom Arquidiocesana de Manaus, apresentou a arquidiocese como “uma Igreja com rosto missionário e vocacional, que convive em meio a uma grande metrópole cercada pela mata da nossa casa comum”. A pasconeira convidou a “fazer deste 14º Muticom uma experiência única em Manaus”.
Com informações do Vatican News