Dom Antônio Carlos toma posse e dá início a um novo capítulo na história da Diocese de Petrolina

A Diocese de Petrolina, no interior de Pernambuco, estreia mais um capítulo de sua história centenária: dom Antônio Carlos Cruz Santos inicia o seu pastoreio como nono bispo da Igreja sertaneja. O religioso dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC) conduzirá, com o auxílio direto de 32 padres e quatro diáconos, um rebanho presente em 28 paróquias e duas áreas pastorais distribuídas por oito municípios.

A nova missão de dom Antônio Carlos começou oficialmente no sábado (29) – Solenidade de São Pedro e São Paulo – com a Missa de Posse Canônica. A liturgia foi realizada na Catedral Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei com a participação de arcebispos e bispos de vários estados do Brasil, incluindo dom Paulo Cardoso e dom Francisco Canindé, eméritos da Diocese de Petrolina. Membros do clero, religiosos e religiosas, leigos e leigas lotaram o interior do templo e a concha acústica para prestigiar o novo bispo.

“É preciso falar de Deus, a partir das obras de amor. Não somos justificados pelas nossas obras ou pelos nossos esforços, mas pela graça do Senhor, que toma a iniciativa”, afirmou dom Antônio Carlos durante a homilia. O bispo saudou e agradeceu, em especial, seus antecessores destacando dom Paulo Cardoso, como grande missionário; dom Manoel dos Reis, pela sua humildade e simplicidade; e a dom Canindé pela solicitude e pelos esforços realizados para a sua acolhida.

Na sexta (28), véspera da posse, dom Antônio Carlos concedeu entrevista coletiva à imprensa e contou sua expectativa com a nova missão. “Quero ir em todas as paróquias para celebrar. Em princípio, o primeiro semestre é um semestre para conhecer”, disse. À noite o bispo ainda se reuniu com autoridades civis de Petrolina e região.

Currículo e Trajetória Eclesial

Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC nasceu em São Gonçalo (RJ) em 25 de novembro de 1961. Ordenou-se padre em 12 de dezembro de 1992. Fez sua profissão religiosa em 2 de fevereiro de 1998. Foi nomeado bispo de Caicó (RN) em 12 de fevereiro de 2014, sendo ordenado em Niterói (RJ) em 10 de maio de 2014.

Antônio exerceu suas atividades no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em São Paulo. Esteve em vários países da América Latina e da Europa no decorrer de um ano letivo, exercendo a função de mestre de noviços.

Foi vigário nas paróquias Pai Eterno e São José, enquanto trabalhava na Cidade de Deus, na paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, quando em Contagem trabalhava com estudantes de Teologia, por três anos; Na paróquia de São Judas Tadeu, em Belford Roxo, atuando por quatro anos; Na paróquia Senhor Bom Jesus, de Pirassununga; Na paróquia de Nossa Senhora da Soledade, Itajubá (MG).

Também foi provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus da Província do Rio de Janeiro, em 2012. Provincial em Juiz de Fora, até a data de sua nomeação como bispo. Entre 1995 e 1997, foi formador dos juniores. De 1998 a 2001, promotor vocacional e formador dos postulantes. Mestre de noviços de 2003 até 2011.

Dom Antônio Carlos foi bispo da Diocese de Caicó (RN) de 2014 até junho deste ano. Na CNBB Nordeste 2, atualmente, é vice-presidente, bispo referencial para a Comissão Regional para a Comunicação Social, além da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib), do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional (SAV/PV) e para a Equipe da Novena de Natal.

Com informações e fotos da Pascom Petrolina

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo