Bispos de recente nomeação da CNBB Nordeste 2 participam de encontro nacional em Brasília

O bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba (PB), dom Alcivan Tadeus, e o bispo eleito da Diocese de Garanhuns (PE), monsenhor Agnaldo Temóteo, participam do Encontro dos Bispos de Recente Nomeação. O evento promovido pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acontece desta segunda (1º) até sexta (5), na sede da entidade, em Brasília (DF).

Ao todo, o Encontro dos Bispos de Recente Nomeação reúne 22 novos pastores escolhidos pelo Papa Francisco entre setembro de 2023 e junho deste ano.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral, dom Ricardo Hoepers, e o arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, participaram da abertura do encontro.

O bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Ângelo Mezzari, destaca que o objetivo é oferecer a oportunidade para que os novos bispos conheçam a Conferência, reflitam sobre a missão própria do bispo e também o que significa a colegialidade episcopal e a pertença à uma Conferência.

“O encontro também favorece, de modo muito particular, a partilha, a oração, a convivência e a reflexão de modo que os bispos possam se sentir verdadeiramente animados para a sua missão”, disse dom Ângelo.

Temas e visitas

Nos cinco dias de encontro, os bispos aprofundarão os seguintes temas: a organização da CNBB, o bispo e a sua missão, Campanhas (Fraternidade e Evangelização), saúde integral, o bispo no Código de Direito Canônico, regimento e estatuto da CNBB, proteção de menores, apresentação das Comissões, Lei Geral de Proteção de Dados, gestão eclesial.

Na programação, também estão previstas visitas à Nunciatura Apostólica do Brasil e a  organismos vinculados da CNBB como o Centro Cultural Missionário, a Edições CNBB, a Conferência dos Religiosos do Brasil, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil), o Centro Nacional de Fé e Política (Cefep) e as Pontificias Obras Missionárias.

Com informações da CNBB

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo