Dom Canindé: Quero guardar tudo na cátedra do coração

Após seis anos, dom Francisco Canindé Palhano está concluindo sua missão pastoral à frente da Diocese de Petrolina (PE). Nesta terça-feira (25), o atual administrador apostólico reuniu clero, religiosos e fiéis leigos para a Santa Missa votiva ao Imaculado Coração de Maria e em ação de graças pelo seu episcopado, na Catedral Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei.

Dom Canindé completou 75 anos de vida em fevereiro e, cumprindo o que determina o Código de Direito Canônico, apresentou sua renúncia. O Papa Francisco aceitou o pedido do religioso e, em abril, nomeou dom Antônio Carlos Cruz Santos, então bispo de Caicó (RN), para suceder o irmão na diocese pernambucana.

“Meus queridos irmão e irmãs, sou consciente de que a Virgem Senhora Rainha dos anjos sempre esteve comigo, por isso ofereço hoje esta liturgia. Acredito que aqui me esforcei em me gastar, em oferecer a minha vida pelo amor que é Jesus na sua Igreja; E quando amamos verdadeiramente aquele que nos chamou somos capazes de enfrentar todas as adversidades. Quero guardar tudo na cátedra do coração”, afirmou dom Canindé.

Ainda durante a homilia, dom Canindé recordou sua trajetória vocacional desde a entrada no Seminário de São Pedro, em Natal, em 1960. Agradeceu a todos que rezam pela sua missão, em especial a sua mãe hoje com 98 anos de idade. Sobre as sementes deixadas na Diocese de Petrolina, o bispo defendeu a formação do clero para o serviço e a preservação da história da Igreja local que completou 100 anos.

A Celebração Eucarística também foi marcada pela instituição do ministério de leitor ao seminarista Fabiano Rodrigues, e o ministério de acólito aos seminaristas Emerson Sávio e Emerson Souza.

Ao final, representantes do clero e dos movimentos, pastorais e serviços homenagearam e agradeceram a dom Canindé por seu pastoreio.

Sucessão

Na próxima sexta-feira (28), dom Antônio Carlos Cruz Santos abre as celebrações de sua posse como nono pastor de Petrolina com uma coletiva de imprensa, às 9h. Na mesma data, às 19h30 o bispo participa da solenidade civil com as autoridades, incluindo representações militares e religiosas, dos oito municípios que compõem o território diocesano.

A cerimônia de posse canônica será no sábado (29), Solenidade de São Pedro de São Paulo, às 17h30, na Catedral Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei.

Com informações e fotos da Pascom Petrolina

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo