1° Fórum de Mulheres Católicas congrega centenas de fiéis no Recife

Centenas de mulheres participaram do 1° Fórum de Mulheres Católicas, neste sábado, evento realizado no Clube Português do Recife, bairro das Graças, região central do Recife. O encontro foi promovido pelo Movimento de Mulheres Católicas (MMC), criado em janeiro deste ano, com o apoio do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Adotando o tema “Uma espada transpassará a tua alma” (Lc 2,35), o fórum teve por objetivo principal tornar toda mulher católica uma missionária nas paróquias, pastorais e comunidades em estejam inseridas, chamando-as a assumirem um compromisso a servir ao Reino de Deus. No início da manhã, o arcebispo metropolitano fez a oração inicial e rezou junto com as mulheres.

Dom Fernando destacou o protagonismo e a sensibilidade femininas na construção de uma sociedade solidária. “Nesta semana, a Arquidiocese de Olinda e Recife inaugurou a Fazenda da Esperança de Jaboatão e eu escutava de muitas mulheres e mães os pedidos para a criação de um espaço de acolhimento e reabilitação como aquele”, explicou o metropolita. A deputada estadual Terezinha Nunes também estava presente e informou a dom Fernando que ele contava com um exército de mulheres para atuar e servir na Igreja.

A programação do 1° Fórum de Mulheres Católicas envolveu o público em momentos de louvor, estudo bíblico, oficinas, palestras e a celebração da Santa Missa. Na parte da manhã, houve animação com o ministério musical da Renovação Carismática Católica, seguida pela pregação de Ironi Spuldaro, da comunidade Há Poder de Deus. Dentre o público acompanhando o louvor com entusiasmo, um grupo se destacava pela animação.

Maria de Lourdes Rocha Lopes, paroquiana da paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Cavaleiro, Jaboatão, veio para o evento trazendo as três filhas, uma sobrinha de cinco anos e a vizinha. Lourdes atua na capela Santo Antônio de Cavaleiro, com duas filhas, na Pastoral da Criança. A agente de pastoral não escondia a satisfação em participar do Fórum de Mulheres Católicas: “Estou amando participar do Fórum. Se todos soubessem como é bom, não ficariam em casa. As pessoas estão se trancando muito em casa. O meu marido só não veio conosco  porque ele está trabalhando hoje.”

À tarde, as inscritas contaram com três opções de oficinas: Fisioterapia e Nutrição, Alma Feminina (motivação) e Beleza.  Para a terapeuta Cláudia Correia, responsável por ministrar a oficina motivacional Alma Feminina e também integrante da equipe de formação da RCC arquidiocesana, muitas mulheres após passarem por processos como o divórcio ou por problemas de saúde, ficam com a autoestima abalada. “A proposta de nossa oficina é empregar técnicas de coach com as mulheres para que elas detectem o ponto onde estão e projetem metas aonde desejam chegar. Trabalhamos para que as mulheres se aceitem como foram criadas por Deus a alcancem a felicidade, “ resume Cláudia. O padre Damião Silva envolveu a todos com o seu show e momentos de louvor. A primeira edição do Fórum de Mulheres Católicas foi encerrado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Cosmo Francisco.

De acordo com a organização do evento, o número de inscritos foi de mais de 1.200 pessoas. Os alimentos arrecadados serão canalizados para a UMA (União de Mães de Anjos), associação das mães de crianças com microcefalia. Quem desejar mais informações sobre o MMC (Movimento de Mulheres Católicas) pode enviar e-mail para: [email protected]

(Pascom Arquidiocese)

 

 

 

 

 

 

Que o Espírito Santo e o exemplo de Maria norteiem a vida das mulheres de nosso país.

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo