O arcebispo de Olinda e Recife (PE) e referencial para a Campanha da Fraternidade (CF) na CNBB Nordeste 2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, recebeu apoio do secretariado executivo e da Comissão Justiça e Paz do Regional Nordeste 1. Em nota, a Igreja no Ceará repudiou os ataques orquestrados por grupos reacionários direcionados ao metropolita, à CF e ao Papa Francisco.
“Manifestam-se em repúdio à Confraria Dom Vital e ao Centro Dom Bosco, pela veiculação física de mídias e de conteúdos nas redes sociais, promovendo uma verdadeira cruzada contra a Campanha da Fraternidade 2024 da CNBB, contra o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson e até contra o pontificado do Papa Francisco, portanto, contra a própria Igreja de Jesus Cristo”, diz um trecho da nota.
Leia a nota na íntegra:
O Regional NE 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB e a Comissão Brasileira de Justiça e Paz/CBJP Regional Nordeste-1, sempre se colocaram na defesa dos verdadeiros valores cristãos, da solidariedade, do amor fraterno, da justiça e da Democracia, atenta especialmente com o povo marginalizado.
Manifestam-se em repúdio à Confraria Dom Vital e ao Centro Dom Bosco, pela veiculação física de mídias e de conteúdos nas redes sociais, promovendo uma verdadeira cruzada contra a Campanha da Fraternidade 2024 da CNBB, contra o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson e até contra o pontificado do Papa Francisco, portanto, contra a própria Igreja de Jesus Cristo.
Esses grupos neoconservadores radicais presentes na Igreja não lêem os documentos e nem as encíclicas, não pautam a sua fé especialmente no Evangelho, seguem doutrinados por ideologias e ideólogos rasos, agressivos, incoerentes e ultraconservadores.
“Onde está o Bispo, aí está a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus aí está a Igreja Católica”. (Santo Inácio de Antioquia).
Atenciosamente,
Maria Bernadete Nogueira Lessa
Secretária Comissão Brasileira Justiça e Paz / CNBB NE 1
Vanilo de Carvalho
Presidente – Comissão Brasileira Justiça e Paz / CNBB NE 1
Pe. Francisco Alves Magalhães
Secretário executivo do Regional NE 1/CNBB