“Naquele que me fortalece”: carta pastoral de dom João Cardoso apresenta novas diretrizes para a Arquidiocese de Natal

Pouco mais de 100 dias após assumir a Arquidiocese de Natal (RN), dom João Cardoso publicou, no fim de fevereiro, a sua primeira carta pastoral. O documento intitulado de “Naquele que me fortalece” e destinado aos membros do clero, religiosos, religiosas, leigos e leigas, apresenta as diretrizes que devem guiar a caminhada da Igreja potiguar sob a condução do novo arcebispo.

Seguindo a metodologia do Ver, Julgar e Agir, a carta pastoral é resultado de reuniões de dom João com clérigos e representantes do laicato, além de visitas a paróquias, organizações eclesiais e instituições da sociedade civil. Em 60 páginas, o documento resgata a história da arquidiocese, ilumina os desafios e indica as ações para promover a missão evangelizadora.

“Nomeei uma Comissão de Transição e, em cinco sessões, trabalhamos o material coletado. Esse material embasou a publicação da carta, na qual apresento uma visão abrangente da realidade religiosa, pastoral, eclesial e administrativa da arquidiocese, e prioridades às quais darei atenção nos dois primeiros anos de minha missão”, explica o arcebispo.

Do ponto de vista dos referenciais teóricos e teológicos, a carta pastoral da Arquidiocese de Natal resgata o legado do Concílio Vaticano II (1962-1965), que ressalta a importância do conceito de Igreja como Povo de Deus, ou seja, o trabalho conjunto entre pastores e fiéis leigos no exercício da missão evangelizadora.

“Além disso, faço referência aos ensinamentos dos Sumos Pontífices, ao Documento de Aparecida e ao Magistério do Papa Francisco, especialmente suas Exortações Apostólicas, Encíclicas e Mensagens”, afirma dom João. “Enfatizo também os conceitos de sinodalidade e diocesaneidade como fundamentais para uma caminhada eclesial de comunhão, participação e missão, baseada na escuta mútua entre os sujeitos eclesiais e na oração contínua que favoreça o discernimento na escuta do Espírito Santo”, completa.

A carta pastoral termina com a apresentação das prioridades pastorais para os próximos anos na Arquidiocese de Natal. Entre as urgências indicadas por dom João estão a a reestruturação dos vicariatos e a criação de uma nova diocese, para a qual foi instituída uma comissão específica. O arcebispo também propõe com urgência a abertura da casa do clero “para a revitalização do ministério do presbitério e a revisão da formação sacerdotal”.

Com informações e fotos da Pascom Natal
Foto de capa: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo