A comunicação popular foi o tema da oficina realizada pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 no último fim de semana, em Campina Grande (PB). O encontro formativo reuniu, de 23 a 25, voluntários de 12 entidades-membro que atuam nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O objetivo do encontro foi promover a troca de experiências e refletir sobre comunicação popular na Rede Cáritas NE 2. Com essa partilha das experiências desenvolvidas nos territórios de atuação, os voluntários foram estimulados a construir estratégias de incidência política à luz das histórias de vidas das pessoas e dos grupos acompanhados pelo organismo da Igreja.
A oficina foi facilitada por Alexandre Merrem que, em cada atividade, levou os participantes a mergulharem numa metodologia construtiva e participativa em que puderam conhecer o que é feito nas entidades e quais ferramentas e canais são utilizados para comunicar.
“O maior desafio é saber lidar com os diferentes conteúdos informativos com os quais temos contato diariamente. Afinal, a informação por si não basta, é preciso saber transformá-la em conhecimento e ferramenta de mobilização social e promoção de direitos”, afirmou a assessora regional de comunicação da Cáritas Nordeste 2, Fabiana Francelino.
Com informações e fotos da Cáritas Nordeste 2