Há 114 anos a tradição da festa dos Santos Reis em Natal (RN), transformou-se em um símbolo do estado recebendo peregrinos de várias cidades do interior para celebrar a devoção aos três Reis Magos, copadroeiros da capital potiguar.
Neste ano, além da tradicional procissão que percorreu as principais ruas da cidade, outro momento importante marcou as festividades. O anúncio da aprovação do projeto de lei que concede ao Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis e sua festa, o título de Patrimônio Material, Cultural e Religioso do Estado do Rio Grande do Norte. O projeto foi apresentado pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes e sancionado pela governadora Fátima Bezerra.
Para Dom João Santos Cardos, Arcebispo Metropolitano de Natal, o título de Patrimônio recebido pelo Santuário, é um reconhecimento da sua importância para os fiéis devotos e garante, com legitimidade, a possibilidade de um processo de restauro para manter a conservação e preservação da história e da devoção aos Santos Reis.
Segundo os registros históricos, a capelinha dedicada aos Santos Reis, na Fortaleza da Barra, foi inaugurada em 12 de dezembro de 1633. Em 1964, Dom Eugênio de Araújo Sales, 1º Bispo Auxiliar e Administrador Apostólico “Sede Plena” de Natal, decretou a criação da Paróquia de Santos Reis, passando de capela à Matriz.
Após 18 anos é criada a Paróquia Sagrada Família, elevando à categoria de Santuário recebendo a denominação oficial de Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis.
Fonte e fotos: Pascom Natal