Arquidiocese de Maceió realiza encontro de formação e espiritualidade para ministras e ministros extraordinários da Sagrada Comunhão

A Arquidiocese de Maceió (AL) reuniu quase 900 ministras e ministros extraordinárias da Sagrada Comunhão para uma manhã de formação e espiritualidade. O evento promovido pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia foi realizado no último sábado (23), na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres.

A programação contou com momento de acolhida conduzido pelo pároco da catedral metropolitana, padre Elison Silva, que enfatizou a importância da missão das ministras e dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão para a Igreja.

Em seguida, o coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, padre Urilian Santana, e Augusto Feitosa, membro da equipe, conduziram a oração da Liturgia das Horas e a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Formação

As ministras e os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão participaram de uma palestra sobre o serviço na comunidade, em especial, com os enfermos. A capacitação realizada pelo padre Urilian abordou também a necessidade da formação constante sobre a fé católica, a prática diária do Evangelho e a preparação correta da celebração da Palavra.

“O ministro extraordinário da Sagrada Comunhão deve exercer a sua missão preparando o caminho, ou seja, orientando o enfermo para que receba o sacerdote ou diácono para administração dos Sacramentos próprios na ocasião e levando alento ao sofrimento com a celebração da Palavra”, destacou o sacerdote.

Padre Urilian apresentou documentos importantes da Igreja para a formação e explicou a diferença entre ministro ordinário e extraordinário da Sagrada Comunhão. O coordenador também repassou orientações do arcebispo metropolitano, dom Antônio Muniz Fernandes, para o melhor desempenho do serviço e administração da Comunhão.

“Eu achei importante este encontro, porque pude perceber que alguns irmãos e irmãs possuíam dúvidas em como se comportar e quais são as suas funções. Espero que aconteçam novos encontros formativos para que possamos completar ainda mais a nossa formação recebida na paróquia”, afirmou Audenise Costa da Paróquia São Lucas.

De acordo com o padre Urilian, a formação acontecerá também nas Paróquias das Cidades que formam as Áreas Pastorais. A comissão também dará início ao cadastro das ministras e dos ministros para a emissão da carteira arquidiocesana.

Com informações e fotos da Pascom Maceió

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo