Depois de 11 anos, dom Jaime Vieira Rocha concluiu o seu múnus como arcebispo da Arquidiocese de Natal (RN). Em Missa de Ação de Graças, que lotou a Igreja Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, no último sábado (9), o religioso se despediu dos fiéis e fez questão de destacar os sentimentos de “gratidão” e satisfação pela “missão cumprida”.
“Este é um momento da minha vida. São 27 anos de episcopado, passando pela graça e o enriquecimento de três igrejas: Caicó (RN), Campina Grande (PB) e agora Natal. Só tenho a agradecer. Sinto-me tranquilo, sereno, em paz e com o sentimento de missão cumprida”, afirmou dom Jaime.
Sexto arcebispo de Natal, dom Jaime assumiu o governo pastoral no dia 26 de fevereiro de 2012. Em pouco mais de uma década, liderou e colaborou com muitas ações estruturadoras para a arquidiocese como a instalação do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, migração da Rádio Rural de Natal para FM e o projeto de energia solar para todas as paróquias. Foi ainda no seu pastoreio que aconteceu a canonização dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no dia 15 de outubro de 2017, em Roma.
Nesses anos, dom Jaime fez parte da Comissão Episcopal para Amazônia da CNBB, foi vice-presidente do Regional Nordeste 2 e bispo referencial da Comunicação no Regional Nordeste 2. No último quadriênio, foi presidente da Comissão Especial para a Causa dos Santos da CNBB.
Dom Jaime também se destaca como uma liderança do diálogo dentro e fora da Igreja com inúmeras visitas a instituições da sociedade civil. Como arcebispo sempre esteve atento aos menos favorecidos, estando com eles nas periferias e nos assentamentos rurais.
“A Igreja caminhando com o tempo, com a história, com seus desafios, mas muito fiel ao cumprimento da missão, ao Evangelho e à confiança no nosso Senhor. Muito positivo tudo aquilo que nós conseguimos com a ajuda dos nossos colaboradores competentes e dedicados, não só do ponto de vista pastoral, mas administrativa e financeira”, disse dom Jaime.
Sucessão
Dom Jaime renunciou ao cargo de arcebispo, em março de 2022, após completar 75 anos de idade cumprindo o que preconiza o Código de Direito Canônico. O Papa Francisco acolheu o pedido, no dia 5 de julho deste ano, e nomeou dom João Santos Cardoso para a cátedra da Arquidiocese de Natal.
Então bispo da Bom Jesus da Lapa (BA), dom João assumirá a nova missão no dia 7 de outubro. A sucessão será na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, às 9h, e contará com a presença dos fiéis leigos e leigas, religiosos e religiosas, padres, diáconos, bispos da CNBB Nordeste 2 e autoridades civis.
Com informações do G1 RN Fotos: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi