A Arquidiocese de Maceió (AL) deu início, nesta quinta-feira (17), às homenagens à Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da Igreja local e da capital alagoana. Iluminada pelo tema “Mater Christi, Mater Ecclesiae: Maria, ícone perfeito da Igreja”, a festa também será marcada pela tradição da caridade com a oferta diária do café da manhã servido há 15 anos para pessoas em situação de rua.
A programação oficial dos festejos começou com a procissão da bandeira saindo do Quartel Geral da Polícia Militar de Alagoas em direção a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres. O cortejo foi acompanhado pelos PMs e por militares do 59º Batalhão da Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros.
Após o hasteamento da bandeira sob a execução do hino da padroeira, o reitor da catedral, padre Elison Silva, presidiu a Santa Missa. Em sua homilia, o sacerdote destacou o tema da festa para este ano, que foi inspirado no Concílio Vaticano, quando o Papa Paulo VI declarou Maria como modelo da Igreja.
“Não é invenção, é o caminho da própria Igreja que se identifica com aquela que é a perfeita discípula do filho Jesus. Não é simplesmente mãe de Jesus, mas sim aquela íntima colaboradora do projeto de Deus quando o Filho assume dela a natureza humana para libertar o homem do pecado. Já dizia o Papa Bento XVI que ‘a alegria de Maria é oposição à tristeza do pecado, porque a verdadeira alegria é a graça de Cristo’”, afirmou o padre.
O arcebispo de Maceió (AL), dom Antônio Muniz Fernandes, expressou sua alegria com a tradição de delegar aos militares a guarda da bandeira de Nossa Senhora dos Prazeres, que ele iniciou.
O religioso recordou aos fiéis o gesto concreto de caridade da festa que só poderá acontecer se tiver a solidariedade de todos. Nos dez dias, são servidos cerca de 1.500 refeições.
“Durante todos os dias da festa, às 6h outra família estará aqui, são as pessoas em situação de rua, para um café da manhã. Peço ajuda com doações para esses irmãos. É mais uma alegria para Nossa Senhora de ver seus filhos acolhidos e saciados”, reforçou.
Novenário
Durante o novenário que começa nesta sexta-feira (18), na catedral haverá missas às 6h, às 12h com bênção do Santíssimo Sacramento, e também às 15h. A Novena será às 18h, seguida da Celebração Eucarística, às 19h.
No dia 27 de agosto, Dia de Nossa Senhora dos Prazeres, além das missas das 6h 12h e 15h, haverá a Celebração Eucarística Solene, às 9h. A tradicional procissão percorrerá as principais ruas e avenidas do centro de Maceió, a partir das 16h. A Missa de Encerramento, será às 18h.
A programação completa pode ser acessada clicando aqui e acompanhada ao vivo pelo canal da Arquidiocese de Maceió no YouTube.
Foto de capa: G1 Alagoas