Em comemoração aos 75 anos de fundação, a Diocese de Caruaru, em Pernambuco, anunciou que pretende transformar o histórico palácio episcopal em um espaço para a promoção da cultura. O objetivo da Igreja é tornar “a casa do bispo”, como é conhecido o prédio no centro da cidade, um local de guarda e preservação do acervo de arte sacra com ambientes para outras exposições e eventos artísticos abertos ao público.
O palácio episcopal de Caruaru é um prédio erguido em 1920 no estilo neoclássico, que dois anos após ser inaugurado foi ampliado com a construção do segundo piso. Só em 1948, com a criação da diocese, o imóvel localizado ao lado da Catedral Nossa Senhora das Dores passou a ser propriedade da Igreja local e residência oficial do bispo.
A edificação testemunhou o crescimento da principal cidade do agreste pernambucano durante o século 20, servindo como sede para a Prefeitura de Caruaru, Câmara Municipal de Vereadores, para o Fórum e, também, abrigando a Faculdade de Filosofia de Caruaru. O palácio resistiu ao tempo e tem a história da cidade contada em sua arquitetura.
Parceiros
Para escrever um novo capítulo, a Diocese de Caruaru reuniu as licenças e autorizações necessárias para dar ao palácio episcopal o título de imóvel de preservação especial.
Agora, a Igreja local busca parceiros para reformar a construção. Serão necessárias intervenções como instalação elétrica, hidráulica, pintura, recuperação dos rebocos, revisão do telhado, troca do madeiramento e a elaboração do projeto contra incêndio junto ao Corpo de Bombeiros.
Pessoas e empresas interessadas em ajudar devem entrar em contato com a Diocese de Caruaru pelos telefones (81) 3046-5061/5062 ou pelo e-mail [email protected].