Visita missionária une as dioceses de Guarabira (PB) e Grajaú (MA), pioneiras na cooperação intereclesial no Nordeste

visita-missionaria-guarabira-grajau

O bispo da Diocese de Guarabira (PB) e presidente da Comissão Regional para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB Nordeste 2, dom Aldemiro Sena, realiza, até esta sexta-feira (19), visita missionária à Diocese de Grajaú (MA). A iniciativa faz parte do projeto Igrejas-Irmãs, que promove a partilha de experiências pastorais, de pessoas – incluindo o intercâmbio de clérigos – e também de recursos financeiros, beneficiando igrejas particulares no interior do Brasil.

Com o tema inspirado no 3º Ano Vocacional do Brasil, “Corações ardentes, pés a caminho”, a visita missionária teve início terça-feira (16). Além de dom Aldemiro, a comitiva é composta por mais oito padres, um diácono permanente e um leigo de Guarabira. O grupo está sendo acolhido pelo bispo de Grajaú, dom Rubival Cabral Britto.

Programação

Durante esta semana, a comissão da Igreja paraibana realizou visitas às paróquias assumidas pelos padres em missão, a exemplo das comunidades de Sítio Novo e Barra do Corda. Os sacerdotes também percorreram territórios indígenas localizados no centro-sul do Maranhão, área correspondente à Amazônia Legal.

Além de promover encontros fraternos e celebrações litúrgicas nas comunidades, a visita missionária também ofereceu momentos formativos para o leigos da Diocese de Grajaú, que são alunos do Centro de Estudos Teológicos da Diocese de Guarabira.

O objetivo da visita missionária, segundo as igrejas envolvidas, é fortalecer o vínculo eclesial e a proximidade, sobretudo, entre os padres ligados diretamente ao projeto, a fim de que conheçam ainda mais a realidade da missão.

Experiência inédita

As dioceses de Guarabira e de Grajaú celebraram a parceria dentro do projeto Igrejas-Irmãs, em 2017. A iniciativa é a primeira envolvendo duas igrejas do Nordeste em um acordo de cooperação missionária no país. Atualmente, a diocese maranhense, que pertence ao Regional Nordeste 5 da CNBB, conta com a colaboração de três padres da diocese paraibana.

Projeto Igrejas-Irmãs

Projeto Igrejas-Irmãs, criado em 1972, é uma iniciativa da CNBB, cuja finalidade é partilhar a fé, os dons da graça, as experiências pastorais, pessoas e recursos financeiros como gestos de caridade cristã para com as Igrejas da Amazônia e outras também necessitadas.

Visita missionária percorreu paróquias e também comunidades indígenas | Fotos: Pascom Grajaú (MA)

DESTAQUES

REDES

Pular para o conteúdo