A Equipe de Assembleia da CNBB Nordeste 2 se reuniu virtualmente, nesta quinta-feira (11), para dar seguimento aos preparativos para a 58ª Assembleia Pastoral Regional. Sob a condução do bispo de Cajazeiras (PB) e presidente da entidade, dom Francisco de Sales, o grupo aprimorou o tema geral do encontro que será “Diocesaneidade: ser igreja a partir da igreja local”, estabeleceu os tópicos das conferências e definiu a programação.
Participaram da reunião os demais integrantes da Presidência, o bispo de Caicó (RN) e vice-presidente, dom Antônio Carlos Cruz Santos, o bispo de Pesqueira (PE) e secretário, dom José Luiz Ferreira Salles, e o secretário-executivo da CNBB Nordeste 2, padre Agenor Guedes. Também estiveram presentes os padres Janilson Rolim, Edson Medeiros, Pedro Francisco, João Bosco, José Neto, e o assessor de comunicação da CNBB Nordeste 2, Kleber Nunes.
Programação
A Assembleia Pastoral Regional será realizada de 26 a 28 de setembro, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB). A expectativa é de que o evento reúna entre 150 e 200 representantes das dioceses e arquidioceses de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Juntos, membros do clero, religiosos e religiosas, leigos e leigas vão estudar, debater e deliberar sobre o rumo da caminhada pastoral para o próximo ano.
Nesta 58ª edição inspirada no lema “O que vimos, ouvimos e tocamos, nós vos anunciamos” (1Jo 1, 1-3), haverá quatro conferências com os respectivos títulos: “Diocesaneidade: notas essenciais e características“; Diocesaneidade: sua expressão na vida e na missão da Igreja; Diocesaneidade: uma experiência para viver e comunicar; e Os desafios da diocesaneidade em nosso Regional.
Com exceção da última conferência, que será conduzida por dom Antônio Carlos e pelo padre Janilson Rolim, as demais serão apresentadas pelo assessor convidado, cujo o nome será anunciado em breve. A lectio divina de abertura da assembleia será coordenada pelo bispo de Garanhuns (PE) e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.
Além das palestras, os participantes se reunirão em grupos de trabalho para discutir as temáticas e ajudar a construir a síntese – documento final da assembleia que apresenta as diretrizes pastorais para o Regional. A programação também terá momentos de oração comunitária, celebrações eucarísticas, louvor e noite festiva.
Equipes de trabalho
Durante a reunião ainda foram definidas as equipes de trabalho que vão atuar no período da assembleia como, por exemplo, a secretaria que será composta pelos padres Pedro Francisco, Janilson Rolim, José Neto e João Bosco. A animação ficará por conta da Comissão Regional de Liturgia, e os comunicados e avisos com a Assessoria de Comunicação da CNBB Nordeste 2.
“Agradecemos a todos esse empenho bonito de comunhão, que a gente creia naquilo que colocou no papel e insista também para que isso que nós cremos porque a Igreja crê possa se tornar realidade entre nós. A gente aproveita e oferece a Maria nossa mãe esse nosso caminho, que ela seja de fato a estrela a nos guiar no caminho da missão e evangelização que vamos seguir”, afirmou dom Francisco de Sales.
A Equipe de Assembleia da CNBB Nordeste 2 é formada pela Presidência e por padres coordenadores diocesanos de pastoral, são eles: Antônio Rogério, Janilson Rolim, José Tadeu Rocha, Edson Medeiros, José Neto, Pe. João Bosco Francisco do Nascimento e Pedro Francisco do Nascimento. O grupo volta a se reunir, também de maneira virtual, no dia 8 de agosto, às 9h.