Os desafios para a ação evangelizadora no meio urbano foi um dos pontos abordados pelo arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Justino de Medeiros Silva, na primeira coletiva de imprensa da nova presidência da entidade realizada na manhã desta sexta-feira, 28 de abril.
“Estamos com esta missão de efetivar a perspectiva de evangelizar o Brasil cada vez mais urbano, é assim que começa o objetivo geral das atuais diretrizes (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil)”, destacou.
O novo primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino, ressaltou na coletiva que a presidência da entidade é o principal grupo de serviço da Conferência Episcopal. Ele apontou que como órgão constitutivo mais importante da CNBB é a própria Assembleia Geral. Segundo ele, a escolha da presidência é para servir à Igreja e fazer a Conferência realizar o seu objetivo expresso nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE):
“O objetivo da Conferência está na perspectiva da comunhão e da unidade no serviço da Igreja no Brasil, que não é outro se não evangelizar”, disse.
Será durante esta gestão, eleita na 60ª Assembleia Geral para o quadriênio 2023-2027, que as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil serão atualizadas, como ficou estabelecido na 59ª Assembleia Geral da 2022 quando o episcopado brasileiro decidiu aguardar a conclusão do Sínodo 2021-2024 sobre a Sinodalidade para atualizar o documento que é o norteador da ações pastoral da Igreja no Brasil.
Fonte: CNBB Fotos: Luiz Lopes Jr./60ª AG CNBB