A Diocese de Salgueiro (PE) celebrará no dia 1º de julho a posse do seu segundo bispo, o monsenhor José Vicente Pinto de Alencar Silva. A cerimônia, que deve reunir fiéis leigos e leigas, membros do clero, religiosos e religiosas, e autoridades civis não apenas da Igreja sertaneja, mas do território da CNBB Nordeste 2, será realizada na Catedral Santo Antônio.
A data da posse do futuro dom José Vicente foi divulgada no fim de março pela Nunciatura Apostólica. O órgão da Santa Sé no Brasil já havia confirmado a Missa de Ordenação Episcopal do sacerdote para o dia 3 de junho, na Catedral Nossa Senhora da Penha, na cidade do Crato (CE), às 17h.
Sucessão
Monsenhor José Vicente foi nomeado bispo de Salgueiro, no dia 29 de março, pelo Papa Francisco. Com 65 anos de idade, sendo 29 deles dedicados ao sacerdócio, o presbítero é pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha, cura da Sé Catedral Nossa Senhora da Penha e Vigário Geral da Diocese do Crato.
O novo bispo da Igreja pernambucana vai suceder dom Magnus Henrique Lopes, que foi transferido de Salgueiro para o Crato em janeiro de 2022. Como sinal de unidade e de transição do pastoreio, o bispo da diocese cearense presenteou monsenhor José Vicente com um solidéu e uma cruz peitoral.
“Manifestamos a acolhida filial do clero e de todo o povo de Deus desta amada e jovem diocese ao seu bispo eleito. Vivemos o presente com alegria e olhamos para o futuro cheios de esperança. Temos certeza que o episcopado de dom José Vicente será um grande Kairós de Deus no chão de nossa diocese” afirmou o administrador diocesano de Salgueiro, padre José Gilson da Costa.
Trajetória
Natural da cidade do Crato (CE), padre José Vicente nasceu no dia 2 de janeiro de 1958. Ingressou no Seminário Diocesano São José, na sua terra natal, aos 28 anos de idade e recebeu sua ordenação das mãos de dom Newton Holanda Gurgel, quarto bispo daquela circunscrição, em 22 de janeiro de 1994.
Uma vez ordenado, assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Suas habilidades de liderança logo foram percebidas e em 15 de janeiro de 1995 foi nomeado vice-reitor do Seminário São José e, 11 meses depois, em 24 de dezembro, reitor. Em 2002 foi enviado para Roma onde viveu por sete anos e concluiu mestrado em Ciências da Educação e Direito Canônico.
De volta ao Brasil, em 2008, exerceu o cargo de professor no Seminário Diocesano São José e na Faculdade Católica do Cariri, com sede no Crato. Logo após, se instalou na paróquia onde iniciou sua missão, permanecendo como pároco de 10 de julho de 2010 até a presente data, quando se tornou segundo bispo da Diocese de Salgueiro.
No dia 20 de julho de 2021 foi eleito pelo Colégio dos Consultores de sua diocese natal para a função de administrador diocesano, dada a transferência do, hoje, arcebispo de São Luís (MA), dom Gilberto Pastana de Oliveira, então sexto bispo do Crato.
Com informações da Pascom Salgueiro Foto de capa: Pascom Crato