Iluminado pelo Ano Vocacional do Brasil, o Seminário Imaculada Conceição da Arquidiocese da Paraíba está realizando o II Simpósio Teológico-Pastoral, em João Pessoa. O evento, que começou na segunda-feira (27) e tem como tema “Graça e Missão. ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24, 32-33)”, segue até a próxima sexta-feira (3).
Nesta segunda edição, o simpósio aborda as diversas realidades vocacionais e discute temas como, por exemplo, a vocação laical nas Novas Comunidades, o Diaconato no Novo Testamento e a vocação e missão dos religiosos. Todos os assuntos estão sendo tratados à luz do magistério do Santo Padre, o Papa Francisco.
“Todo mundo tem uma vocação, muita gente já está respondendo a essa vocação, mas às vezes algumas pessoas vivem de forma automática. O Ano Vocacional é para sentirmos e saborearmos internamente nossa vocação. É isso que aquece nosso coração. E com um coração aquecido vamos longe”, afirmou o bispo de Caicó (RN) e referencial da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) na CNBB NE2, dom Antônio Carlos Cruz Santos, na palestra de abertura do simpósio.
O religioso, que também é vice-presidente da CNBB NE2, destacou ainda que o vocacionado deve procurar experimentar a intimidade com o Senhor e com sua comunidade eclesial. Dessa maneira, complementou dom Antônio Carlos, o vocacionado será capaz de discernir com seriedade o seu chamado e responder a Deus com total liberdade.
Durante a missa de abertura do II Simpósio Teológico-Pastoral, o arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, salientou, na homilia, que o tema do Ano Vocacional do Brasil “Vocação: Graça e Missão” provoca a reflexão sobre o chamado de Deus.
“É uma oportunidade abençoada para todos refletirem sobre sua própria vocação, o próprio ministério, sobre o sentindo da própria vida. A Arquidiocese da Paraíba vive um kayrós com a realização deste simpósio, sobretudo, por acontecer no seminário, que é o lugar de formação por excelência para nossa Igreja arquidiocesana, para o clero, os leigos, enfim para todos os missionários”, declarou o arcebispo.
Ano Vocacional no Brasil
Com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)”, o Ano Vocacional foi proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e aprovado por unanimidade na 58ª Assembleia Geral da Conferência, realizada em abril de 2021.
O Ano Vocacional teve início em 20 de novembro de 2022 e será encerrado no dia 26 de novembro de 2023 com o objetivo de comemorar os 40 anos da realização do primeiro ano temático voltado à reflexão, oração e à promoção das vocações no Brasil.
Com informações da equipe de comunicação do Seminário Imaculada Conceição - Arquidiocese da Paraíba